INÍCIO AGRICULTURA Alimentos

Azeite gaúcho conquista prêmio Expoliva

Blend produzido em fazenda de Canguçu foi escolhido o melhor do Hemisfério Sul
Imagem do autor

Publicado em 12/03/2024

O azeite extravirgem produzido pela Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu (RS), foi escolhido o melhor do Hemisfério Sul, no grupo “Azeite Frutado Ligeiro”, na 22ª edição do Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens. A distinção foi criada pela Fundação Del Olivar para a Promoção e Desenvolvimento do Olival e do Azeite, sediada na cidade de Jáen (Espanha), a capital mundial do azeite.

O Prêmio Internacional Expoliva é o mais antigo do setor e destacado pelo rigor e exigência em todo o processo de coleta de amostras e avaliação dos candidatos.
Prêmio Internacional Expoliva é o mais antigo do setor e destacado pelo rigor e exigências
Prêmio Internacional Expoliva é o mais antigo do setor e destacado pelo rigor e exigências

O blend Potenza Frutado foi elaborado pela sommelier de azeites e mestra de lagar Cláudia Santos. Com acidez máxima de 0,14%, o produto é preparado com as variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio.
“Nosso objetivo sempre foi oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade e com ótimo custo-benefício, acelerando a iniciação dos consumidores no mundo dos azeites”, afirma.

Segundo a sommelier, o diferencial do produto premiado está na variedade coratina, normalmente utilizada em blends mais intensos, Cláudia chegou a uma proporção ideal, garantindo um azeite um azeite que, embora frutado, apresenta uma riqueza de aromas herbáceos e florais.No ano passado, o Potenza Frutado havia conquistado o Mario Solinas Quality Award como melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul. Foi a primeira vez que um produto brasileiro alcançou o título, considerado o mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem.
A premiação foi criada pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) em homenagem ao pesquisador italiano que desenvolveu os parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do azeite de oliva usados mundialmente até hoje.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.