Condições climáticas contribuem para o desenvolvimento do algodão nas principais regiões produtoras
As chuvas estão favorecendo o crescimento saudável das lavouras de algodão, com boas perspectivas de produtividade para os próximos meses

Chuvas favoráveis têm impulsionado o desenvolvimento das lavouras de algodão em diversas regiões do Brasil. Foto: Getty Images

As chuvas recentes têm sido favoráveis ao desenvolvimento do algodão em várias regiões produtoras do Brasil. Em Mato Grosso, o clima tem favorecido o crescimento das lavouras, com algumas áreas já atingindo a fase de floração.
De acordo com o Climatempo, no sul de Mato Grosso do Sul, chuvas pontuais beneficiaram as lavouras mais avançadas, que estão na fase de formação das maçãs. No norte do estado, as condições climáticas também têm sido favoráveis, com as lavouras implantadas em dezembro, em sua maioria, já na fase de florescimento, mostrando bom potencial produtivo.
Em Goiás, a situação das lavouras que apresentavam sintomas de deficiência hídrica foi revertida com o retorno das chuvas. Segundo o Climatempo, a maior parte das áreas agora está na fase de formação das maçãs, com o desenvolvimento adequado impulsionado pelas condições climáticas favoráveis.
Nordeste
Na Bahia, as lavouras seguem em boa fase, com muitas delas na etapa de formação das maçãs. A previsão é de produtividade positiva, beneficiada pelas condições climáticas favoráveis.
Já no Maranhão, especialmente na região dos Gerais de Balsas, as lavouras de algodão de primeira safra estão na fase de floração e início da formação das maçãs, enquanto as de segunda safra ainda estão em desenvolvimento vegetativo, com presença de botões florais e início da floração.
Em Piauí, as lavouras também se encontram em boas condições, embora algumas áreas apresentem perdas de produtividade devido ao déficit hídrico. A maioria das lavouras está na fase de formação das maçãs.
Norte
No Pará, o clima tem se mantido equilibrado e favorável, permitindo que as lavouras se aproximem do período reprodutivo com bom desenvolvimento, o que contribui para o crescimento saudável das plantas.
Sudeste
Em Minas Gerais, a fase de floração já foi atingida, mas as lavouras enfrentam perdas no potencial produtivo devido à falta de chuvas e às altas temperaturas que impactaram negativamente o desenvolvimento da cultura.
