HOME | Notícias | Clima

Previsão do tempo para abril de 2025

Abril terá alguns episódios de frio, mas deve terminar com temperaturas acima do normal

Foto do autor Redação RuralNews
31/03/2025 |
519

O mês de abril de 2025 vai marcar importantes mudanças no padrão de temperatura e precipitação sobre o Brasil, sendo o início efetivo do outono no país.

Condições oceânicas

O Atlântico Sul, na costa do Sul e do Sudeste, está com temperatura acima do normal, o que facilita a formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas ao litoral destas regiões e favorece a evaporação de umidade para a atmosfera, fatores que vão colaborar para a formação de áreas de chuva.

O Atlântico Tropical, na costa norte do Brasil, não apresenta diferenças marcantes de temperatura, o que mantém a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima da posição normal para esta época do ano. As porções norte da Região Norte e norte do Nordeste ainda serão beneficiadas pela chuva da ZCIT durante o mês de abril.

Na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, o fenômeno La Niña persiste tecnicamente, mas sua influência no clima do Brasil é limitada. O outono seguirá com neutralidade térmica na região centro-leste do Pacífico Equatorial.

Precipitação no Brasil em abril de 2025

Abril é normalmente um mês de redução das precipitações sobre a maioria das áreas do Brasil. Contudo, a previsão da Climatempo indica que o mês terminará com chuvas um pouco abaixo da média em quase todo o país, com exceção da Região Sul, onde a previsão é de chuvas acima da média.

Na primeira quinzena, os maiores volumes de precipitação ocorrerão no Sul e no extremo norte do Brasil. A ZCIT continuará ativa e trará mais chuva para o norte do Amazonas, Pará, Amapá e para a costa norte do Nordeste, entre Maranhão e Rio Grande do Norte. Belém e Manaus deverão registrar grandes volumes de chuva.

O litoral do Sudeste também terá episódios de chuvas fortes, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, com a passagem de frentes frias. No Sul do Brasil, haverá vários episódios de chuva forte, incluindo no Rio Grande do Sul. No entanto, as condições atuais são diferentes das de 2024, quando ocorreram chuvas catastróficas, e a previsão é de que o volume de precipitações seja menor este ano.

Na segunda quinzena, espera-se a redução das precipitações no Sudeste e Centro-Oeste, com a diminuição da frequência e volume de chuva, marcando o início do processo de secagem que será mais intenso em maio.

Temperatura no Brasil em abril de 2025

De acordo com o Climatempo, o mês de abril trará as primeiras massas de ar frio de origem polar, com impactos em algumas áreas do Brasil. As duas massas polares mais impactantes ocorrerão no final da primeira quinzena e no final do mês. Apesar disso, a previsão é de que o mês termine com temperaturas acima da média na maior parte do país, com exceção de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde as temperaturas devem ficar um pouco abaixo da média.

Entre os dias 5 e 8 de abril, a primeira queda de temperatura será sentida no Sul, leste do Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, sendo um resfriamento leve. Mais adiante, na primeira quinzena do mês, haverá uma queda de temperatura mais acentuada, com possibilidade de geada nas áreas elevadas da Região Sul.

Essa massa de ar frio também causará queda moderada a forte nas temperaturas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e áreas do oeste e sul de Mato Grosso. Para o final do mês, uma massa de ar frio de origem polar mais forte passará por mais áreas do Brasil, com destaque para a Região Sul, e também afetará o Sudeste e Centro-Oeste com quedas acentuadas de temperatura.

TAGS: #Previsão do tempo # clima
# Climatempo # Abril #
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.