2ª onda de frio do ano pode ocorrer já neste final de semana e se estende até o dia 14 de junho no país
Uma nova onda de frio está prevista para atingir o Brasil nos próximos dias, de acordo com a Climatempo. A passagem de uma frente fria deve reforçar o ar gelado sobre o centro-sul do país, com queda de temperatura em diversos estados a partir do fim desta semana. A previsão indica que o frio deve persistir até pelo menos o dia 14 de junho, marcando a segunda onda de frio do ano.
A primeira massa de ar frio chega entre a noite de quinta-feira (05) e a sexta-feira (06), afetando principalmente o Rio Grande do Sul com temperaturas mínimas e máximas mais baixas. Ao longo do fim de semana, o ar frio se espalha por Santa Catarina e Paraná, com queda mais acentuada prevista a partir de domingo (08), quando uma nova massa de ar polar, mais intensa, deve avançar pelo continente.
Diferente da onda registrada no final de maio, este novo pulso de ar frio será menos intenso, mas mais duradouro. Estados do Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do país devem sentir os efeitos por um período mais prolongado. A queda nas temperaturas será mais perceptível em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul.
As áreas em azul-claro no mapa da Climatempo — que abrangem desde Santa Catarina até o sul de Mato Grosso — devem enfrentar dias mais gelados ao longo da próxima semana, com mínimas e máximas ligeiramente mais baixas. Há também possibilidade de friagem em pontos do Norte, especialmente entre o Acre e o sul de Rondônia.
Apesar da intensidade do frio, a possibilidade de neve é muito baixa nesta nova onda. Segundo os modelos de previsão, apenas áreas mais elevadas da Serra Catarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici, têm uma chance pequena de registrar o fenômeno na segunda-feira, 09 de junho.