HOME | Notícias | Clima

Maio marca transição para o frio e mudanças no regime de chuvas no Brasil

Temperaturas mais baixas se tornam comuns no centro-sul e as chuvas perdem força no Centro-Oeste e Sudeste

Foto do autor Redação RuralNews
05/05/2025 |
369

De acordo com o Climatempo, o mês de maio apresenta características climáticas mais próximas do inverno do que do outono. No centro-sul do Brasil, os dias frios se tornam mais frequentes, enquanto no Centro-Oeste e no Sudeste ocorre uma diminuição acentuada das chuvas.

Massas de ar frio de origem polar, com intensidade de moderada a forte, tornam-se mais comuns e provocam quedas expressivas de temperatura, favorecendo a ocorrência de geadas generalizadas, inclusive de intensidade moderada a forte, especialmente na região Sul.

Ainda segundo o Climatempo, esse frio pode provocar geadas em áreas do Sudeste e de Mato Grosso do Sul, além de aumentar a probabilidade de episódios de neve no Sul.

As frentes frias continuam atuando com frequência sobre o Sul e Sudeste, podendo provocar temporais. Algumas dessas frentes são continentais e avançam pelo interior do país, alcançando o Centro-Oeste, o sul da região Norte e até o Nordeste.

O Climatempo explica que essas frentes espalham o ar frio polar por áreas como o norte de Mato Grosso, o Distrito Federal, Rondônia, Acre e o sul do Amazonas, provocando temperaturas bastante baixas.

No Sudeste e Centro-Oeste, o avanço do ar polar reduz a umidade do ar e a nebulosidade, o que contribui para a diminuição das chuvas. Em muitas áreas dessas regiões, é comum a ocorrência de vários dias consecutivos sem precipitação. Conforme destaca o Climatempo, níveis baixos de umidade também são observados no Sul e em partes do interior do Nordeste.

Enquanto isso, o litoral leste do Nordeste passa a registrar aumento na frequência e intensidade das chuvas. A atuação de frentes frias na costa da Bahia e a presença de Ondas de Leste provocam chuvas fortes e volumosas entre Natal e Salvador.

No extremo norte do Brasil, maio ainda é um período de chuva frequente e intensa no Amapá, norte do Pará e do Amazonas, além de Roraima.

Além do ar polar, as madrugadas de maio também podem ser frias por causa da perda radiativa. De acordo com o Climatempo, noites secas e com pouca ou nenhuma nebulosidade favorecem um resfriamento acentuado da atmosfera, provocando temperaturas baixas mesmo sem a atuação direta do ar frio polar. Essa condição também contribui para uma grande amplitude térmica ao longo do dia, com variações de até 15 °C entre a mínima e a máxima.

O Climatempo também observa que a formação de nevoeiro no início das manhãs é comum nesse período, especialmente no centro-sul do país. O fenômeno ocorre devido ao resfriamento mais intenso associado às massas de ar frio ou à influência de sistemas de alta pressão atmosférica. No entanto, o nevoeiro pode acontecer em qualquer local e época do ano, desde que as condições atmosféricas estejam adequadas.

Mesmo em um mês marcado pelo frio, asondas de calor também podem ocorrer. Em maio de 2024, por exemplo, uma onda de calor histórica atingiu o Brasil, e a cidade de São Paulo registrou as cinco maiores temperaturas para esse mês em mais de 80 anos de medições.

TAGS: #Previsão do tempo # clima
# Climatempo # Maio # Frio #
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.