Queda do preço do etanol continua em São Paulo com o hidratado em baixa pela segunda semana seguida e o anidro também registrando recuo
Os preços do etanol hidratado e do anidro caíram no mercado paulista na última semana, segundo levantamento do Cepea. Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado (São Paulo) fechou em R$ 2,7471 por litro, líquido de ICMS e PIS/Cofins. A queda foi de 1,23% em relação ao período anterior e marcou a segunda semana consecutiva de baixa para esse biocombustível.
No caso do etanol anidro, que vinha se mantendo firme nas últimas semanas, o Indicador CEPEA/ESALQ também apresentou retração. O preço caiu 1,8%, ficando em R$ 3,2155 por litro, valor líquido de impostos, sem PIS/Cofins.
De acordo com pesquisadores, a demanda foi pontual, tanto por parte de pequenos quanto de grandes compradores, o que reduziu a pressão de compra. Além disso, vendedores estiveram mais flexíveis nos valores oferecidos, contribuindo para o movimento de queda. Agentes de algumas usinas, que até então mantinham postura mais firme, também ajustaram seus preços para baixo.