Bioind MT vê aumento do etanol na gasolina como avanço para Mato Grosso e o Brasil
O aumento da mistura de etanol anidro na gasolina para 30% (E30), aprovado recentemente pelo Governo Federal, é considerado pelo Bioind MT um marco histórico para o Brasil. A medida reforça a transição energética do país, valoriza a produção nacional de biocombustíveis e consolida a soberania energética em um cenário global marcado por incertezas geopolíticas.
Além de colaborar diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o E30 amplia a competitividade do setor sucroenergético brasileiro e traz benefícios importantes para a balança comercial, ao reduzir a dependência das importações de combustíveis fósseis.
Mato Grosso, maior produtor nacional de etanol de milho, deve sentir um impacto positivo significativo com a elevação do percentual de mistura do biocombustível na gasolina. A expectativa é que a demanda pelo etanol cresça substancialmente no estado, gerando desenvolvimento regional, empregos e renda, e consolidando a posição do estado como protagonista da nova matriz energética brasileira.
O Bioind MT destaca que o Brasil reafirma seu papel de liderança global em energia limpa e inovação, graças à sua matriz renovável. A entidade parabeniza o Ministério de Minas e Energia pela condução responsável e estratégica dessa agenda, que contou com diálogo amplo com o setor produtivo.