Nova frente fria mantém temperaturas baixas até o dia 14 com previsão de geadas e mínimas negativas no Sul do país
De acordo com a Climatempo, uma nova frente fria avança pelo oceano e passa pela costa de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 11 de junho. O sistema provoca chuvas leves no litoral, mas o destaque está no reforço da massa de ar polar, que mantém o Brasil sob uma intensa onda de frio até pelo menos o dia 14.
Essa segunda incursão de ar frio se soma à primeira, registrada entre domingo e segunda-feira, e prolonga o período de baixas temperaturas no centro-sul do país. A grande massa de ar polar permanece atuando nas regiões Sul e Sudeste até o fim da semana.
De acordo com os modelos meteorológicos, as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até parte da região Norte serão impactadas. O frio mais intenso atinge especialmente as áreas em azul escuro no mapa de previsão, onde as temperaturas noturnas e do amanhecer devem ser mais baixas. Mesmo com sol durante o dia, o ar polar impede grande elevação nas máximas.
Segundo a Climatempo, no dia 10 de junho de 2025, as temperaturas mínimas registradas foram de -2,7°C em São Joaquim/Caminhos da Neve (SC), -2,0°C em Bagé (RS), 2,8°C em General Carneiro (PR), 5,3°C em Rio Brilhante (MS), 8,2°C em Rancharia (SP) e 8,3°C em Monte Verde (MG).