O GTPS, Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, promove na próxima quarta-feira (19) às 9 horas um webinar que aborda os caminhos para uma cadeia produtiva da pecuária de baixa emissão de carbono. O conteúdo tem base nos resultados das atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Clima do GTPS durante o ano de 2022.
Todo o trabalho foi construído com o envolvimento dos seis elos da cadeia de produção da carne bovina: produtores rurais, empresas de insumos e serviços, indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e sociedade civil. O webinar será comandado pela coordenadora do GT, Gracie Verde Selva, com a participação de especialista de diferentes elos.
Ao todo foram, ao menos, 18 horas de trabalho, durante 11 reuniões entre o período de março a agosto de 2022. Dentre as responsabilidades do grupo estava a definição de um entendimento comum sobre os termos gerais de clima e emissões de gases de efeito estufa (GEE) e sobre as metodologias de cálculo de emissões e dos caminhos para estimativa de GEE na cadeia da pecuária brasileira.
Também foi feita uma harmonização de metodologias para estimativa de emissões na indústria e nas empresas de insumos e foram buscadas formas de apoiar o setor produtivo nos caminhos para uma produção de baixa emissão de carbono.
Além disso, durante a execução das atividades, foi proposto a assinatura de um termo com a finalidade de engajar as organizações associadas ao GTPS das categorias da Indústrias, Insumos e Setor Produtivo a implementar ações e estratégias que visam a redução das emissões de GEE e contribuir para a redução dos impactos no clima.
Grupos de trabalho
Como um valor entregue ao associado, o GTPS organiza grupos de trabalho para discutir assuntos pertinentes da pecuária bovina brasileira. Os temas são debatidos em profundidade com os diferentes elos da cadeia de produção, além de pesquisadores e especialistas convidados.
Estão em atividades atualmente os GTs de Rastreabilidade, que dá continuidade aos trabalhos relacionados ao tema já iniciados em 2021; e de Terra que promove direcionamentos para uma cadeia da pecuária com balanço líquido positivo no uso do solo. Ainda para 2022 estão programados grupos de trabalho para discutir os indicadores de sustentabilidade do leite.
SERVIÇO
Webinar Clima: caminhos para uma cadeia produtiva da pecuária de baixa emissão de carbono
Data: 19 de outubro (quarta-feira), às 9 horas
Transmissão gratuita via YouTube: https://youtu.be/scfjkUNjNPo