INÍCIO AGRICULTURA Uva

Conheça as principais uvas que fazem um bom vinho

Você sabe escolher a melhor uva para o seu vinho? Depende do tipo de vinho desejado, temos diferentes uvas com características únicas

Publicado em 09/12/2023

O Brasil é atualmente o 5º maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul, com aproximadamente 78 mil hectares plantados e produção anual de 700 milhões de quilos de uvas, dividida em variedades americanas e híbridas (90%) e viníferas (10%). 85% desse montante está no Rio Grande do Sul e os 15% restantes se dividem entre os estados de Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Goiás, entre outros. Mas você conhece as principais uvas do bons vinhos? Elas são o principal principal ingrediente do vinho e o tipo de uva influencia todas as outras características da bebida. Por isso, a escolha da variedade e origem da uva determina o produto final e a qualidade do vinho após sua produção.

E escolher a melhor uva para o seu vinho depende do tipo de vinho desejado. Diferentes uvas têm características únicas que contribuem para diferentes estilos de vinho e tudo vai depende do paladar e do sabor desejado, pois existem uvas para todos os estilos possíveis; basta encontrar aquela que melhor se encaixa. Mas, como em toda receita, existem escolhas que são melhores que outras. Para quem deseja apreciar um bom vinho, ter consciência da uva que está sendo escolhida e da procedência é extremamente importante. Por isso, separamos aqui para você, quais são as melhores uvas e suas características:
A escolha da variedade e origem da uva determina o produto final e a qualidade do vinho após sua produção
A escolha da variedade e origem da uva determina o produto final e a qualidade do vinho após sua produção

Cabernet SauvignonDe origem francesa, as uvas Cabernet Sauvignon produzem um estilo de vinho mais encorpado e de longa guarda. Na produção de vinhos, é uma das uvas tintas mais famosas, conhecida pelas notas intensas e pelas frutas escuras. A Cabernet Sauvignon, por ter justamente essa coloração mais escura e forte, reflete isso nas bebidas produzidas a partir dela.
Pinot NoirOutra espécie de uva tinta, a Pinot Noir, é de origem francesa também. Este estilo é conhecido pela acidez equilibrada, que permite a produção de diversos tipos de vinhos. Essa variedade de uva funciona tanto em vinhos mais jovens quanto em vinhos envelhecidos. Comparada com outras uvas tintas, como a Cabernet Sauvignon, tem um sabor bem mais suave.

ChardonnayA uva Chardonnay é um dos tipos mais comuns utilizados em vinhos. Trata-se de uma uva branca conhecida por sua versatilidade. Originária da região da Borgonha, na França, a Chardonnay é uma das uvas brancas mais plantadas globalmente.Muito de sua variedade é refletida conforme o solo e o clima onde é cultivada. Aquelas cultivadas em regiões mais frescas, por exemplo, resultam em vinhos com bom poder de envelhecimento e boa acidez. É um estilo que tem capacidade de agradar todos os paladares.
MerlotConhecida pelo sabor que lembra frutas vermelhas, a uva Merlot também é de origem francesa. É uma uva conhecida pela suavidade e elegância que transmite. É ideal para quem gosta de vinhos tintos que tenham um sabor mais suave e leve. Além disso, a Merlot é uma das opções mais acessíveis dentro do universo dos vinhos.

Sauvignon BlancOutro exemplo de uva branca, a Sauvignon Blanc é utilizada em vinhos que têm um sabor mais vibrante e refrescante, chegando a se assemelhar a aromas de frutas mais cítricas. É uma escolha popular para vinhos brancos frescos e vivazes. A Sauvignon Blanc faz sucesso em muitas regiões do Novo Mundo, incluindo Nova Zelândia, Chile, Austrália e Estados Unidos.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.