Menor atratividade do trigo ao produtor deve reduzir área cultivada e produção dependerá da produtividade.
A menor atratividade dos preços do trigo ao produtor em comparação com o mercado atacadista tende a limitar o interesse pelo cultivo do cereal nesta temporada. A Conab já projeta uma área plantada inferior à de 2024.
Diante disso, pesquisadores do Cepea avaliam que o aumento da produção dependerá do desempenho da produtividade, que, por ora, está estimada em nível suficiente para compensar a redução de área e resultar em maior oferta em 2025.
Conforme dados da Conab, a semeadura da safra 2025 já começou nos estados de Goiás e Minas Gerais. Nos principais polos produtores, como Paraná e Rio Grande do Sul, o plantio está previsto para ocorrer entre maio e junho.
O relatório deste mês da Conab indica uma redução de 9,3% na área destinada ao trigo em 2025, totalizando 2,77 milhões de hectares. A produtividade média nacional está estimada em 3,06 toneladas por hectare, aumento de 18,5% frente à safra anterior, o que pode levar a uma produção de 8,47 milhões de toneladas, alta de 7,4% em relação a 2024.