As farinhas comuns têm valorização acima do trigo e da farinha especial enquanto moinhos usam até farinha comum em linhas domésticas
O mercado de farinhas de panificação enfrenta um cenário desafiador. Segundo a TF Agroeconômica, enquanto o preço do trigo subiu 19,50% entre maio de 2024 e maio de 2025, a farinha especial teve alta de 11,34% no mesmo período. Já a farinha comum subiu 26,09%, refletindo uma demanda maior por produtos mais acessíveis.
Essa dinâmica foi acentuada pela queda recente nos preços do trigo, que forçou os moinhos a reduzirem também os preços das farinhas. Mesmo com uma leve recuperação no trigo internacional, o estrago no mercado doméstico já está feito.
O mercado de farinhas importadas permaneceu praticamente inalterado na última semana, impactado pelos feriados na Argentina, que reduziram a movimentação.
Na indústria, muitos moinhos têm utilizado farinha comum até nas linhas de pacotes, prática antes reservada para outros tipos de produção, como forma de reduzir custos.
O mercado de farelo de trigo também se mantém pressionado. Apesar da maior procura por parte dos setores de leite e pet food, os preços poderiam ter subido mais, mas continuam em patamares considerados baixos para a época, segundo a análise da TF Agroeconômica.