HOME | Notícias | Tecnologia

CNA analisa nova Plataforma de Governança Territorial do Incra

Lançada em 2021, a plataforma foi criada para simplificar o processo de regularização fundiária em terras públicas

CNA analisa nova Plataforma de Governança Territorial do Incra

369
Foto do autor Redação RuralNews
05/04/2022 |

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu a nova Plataforma de Governança Territorial do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre outros assuntos, durante a reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da entidade, ocorrida na segunda (4).

Lançada em 2021, a plataforma foi criada para simplificar o processo de regularização fundiária em terras públicas e assentamentos da reforma agrária, buscando dar segurança jurídica aos produtores rurais.

Publicidade
Banner publicitário

“É mais um passo para termos agilidade, transparência e integração diante desse desafio”, afirmou o presidente da Comissão, Muni Lourenço.

A Plataforma foi apresentada pelo presidente substituto do Incra, Adriano Varela Galvão, e pelo assessor da presidência do Incra, Carlos Eduardo Portela Sturm. Como principais vantagens foram destacadas a eficiência e a transparência do sistema. Também foi mostrado um passo-a-passo para uma titulação de terra.

Na opinião de Galvão, o processo de regularização fundiária é um trabalho conjunto e baseado em três eixos: orientação, capacitação e atendimento. “Contamos com o apoio do Sistema/CNA e dos sindicatos rurais para massificar essa tecnologia e beneficiar aqueles que estão na ponta, sejam assentados ou produtores”, disse ele.

Outro tema da pauta foram os problemas relacionados à emissão do Termo de Autorização de Uso Sustentável (Taus) em terrenos de várzeas na região Norte, abordado pelo membro da Associação Rural da Pecuária do Pará, Fábio Moreira.

Já a assessora do Núcleo Econômico da CNA, Isabel Mendes, falou sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e a solicitação de informações e ajustes na atualização dos recursos financeiros feita pela Confederação.

A pauta da reunião incluiu, ainda, a apresentação da agenda da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA para 2022.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #CNA # Plataforma de Governança Territorial
# Incra
Publicidade
Banner publicitário