Obra lançada em Sorriso (MT) durante o Proventus Field Day reúne conhecimento técnico sobre fitopatologia na cultura do gergelim
A cultura do gergelim agora conta com uma publicação inédita no Brasil. O livro “Doenças da Cultura do Gergelim” foi lançado com o objetivo de suprir a falta de conteúdo técnico sobre os principais desafios fitossanitários da cultura e se posiciona como uma nova fonte de referência para produtores, técnicos, estudantes e agrônomos que já trabalham ou pretendem atuar com essa oleaginosa.
A obra foi apresentada durante a programação da primeira edição do Proventus Field Day, realizada em maio, na cidade de Sorriso (MT). O evento destacou oportunidades e inovações para diversas culturas especiais, como amendoim, gergelim, feijão, plantas de cobertura e milhos diferenciados.
Segundo o engenheiro agrônomo Alex Luviseto, um dos coautores do livro, a ideia surgiu da necessidade prática do campo. “Não existia conteúdo técnico sobre as doenças do gergelim, nem dados suficientes para gerar tecnologia que ajudasse o produtor a enfrentá-las. Ao lidar com esses problemas na sanidade vegetal, buscamos apoio de especialistas para identificar e manejar essas doenças, o que culminou na criação dessa obra inédita no país”, explica.
O livro é de autoria do Dr. Erlei Melo Reis, referência nacional e internacional em fitopatologia, com coautoria de Alex Luviseto, diretor técnico e comercial da Agrícola Ferrari, e da pesquisadora Andrea Camargo Reis Bresolin, também engenheira agrônoma com formação em fitopatologia.
Além de reunir conhecimento técnico, a publicação também simboliza o avanço do setor de cultivos alternativos no Brasil, com foco em sustentabilidade, manejo eficiente e valorização das culturas especiais. Segundo Luviseto, a intenção é que o livro seja um guia prático de consulta e apoio técnico para todo o ecossistema que atua no desenvolvimento do gergelim no país.
Para adquirir o livro, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (54) 99959-3380.