Solução da Syngenta aumenta produtividade da lavoura com inovação para manejo fisiológico da água

Em testes realizados pela Syngenta Biologicals, marca que integra as soluções biológicas da Syngenta, a tecnologia Talete proporcionou incremento de 9% na produção de diversas culturas mesmo em situações de déficit hídrico

Publicado em 14/10/2023

No campo, a preocupação com uma produção mais sustentável e o uso eficiente e consciente dos recursos naturais são práticas cada vez mais essenciais. Entendendo a importância do manejo fisiológico para uso sustentável da água na produção agrícola, a Syngenta Biologicals, divisão da companhia que atua na produção de soluções inovadoras, disponibiliza no mercado brasileiro o Talete.

A tecnologia, que passou por anos de pesquisas em diversas culturas, favorece o aumento da produtividade no campo mesmo em situações de estiagem e baixa disponibilidade de água para o sistema de irrigação, o que causa prejuízos no desenvolvimento sadio das plantas. Dessa forma, a companhia segue contribuindo com a prosperidade rural.

Durante os estudos de pré-lançamento, a Syngenta Biologicals conduziu diversos experimentos utilizando o Talete em culturas como batata, uva, tomate, café, citrus, melão, manga, entre outros, em áreas onde foram constatadas uma redução de 10% a 20% na disponibilidade hídrica.
“Tivemos o incremento médio de mais de 9% na produção destas culturas. Nossa finalidade é aumentar a produção e o rendimento econômico para cada unidade de água usada na produção agrícola por meio do Talete. A agricultura precisa cada vez mais de soluções que desempenhem atividades ambientalmente responsáveis, tendo em vista os efeitos das mudanças climáticas e aquecimento global”, ressalta Ana Paula Neto, Gerente de Desenvolvimento de Mercado na Syngenta Biologicals.

Não é de hoje que as mudanças climáticas trazem grandes impactos para a produção agrícola brasileira, sendo necessária a aplicação de operações sustentáveis para os recursos hídricos no Brasil, principalmente em regiões de estiagem como o Cerrado, Nordeste e Sul do país.
De acordo Essione Ribeiro Souza, Pesquisadora da Arabidopsis Consultoria e Serviços Agronômicos, empresa localizada em Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco, é possível aumentar a produtividade nas lavouras com o uso sustentável dos recursos hídricos. “Além das altas temperaturas e da seca, temos percebido uma grande diminuição das águas nos lençóis freáticos e, portanto, há menos disponibilidade do recurso destinado às plantações, principalmente aqui no Vale do São Francisco. Nessas situações, o Talete é fundamental para aumentar a defesa e eficiência do uso da água pelas plantas. Esse é um produto que está agregando muito para os produtores da região”, destacou a pesquisadora.

Sustentabilidade e produtividade em cenários adversos

O Talete foi concebido em resposta a este cenário e, por isso, trata-se de uma solução altamente tangível e eficaz para os agricultores aumentarem a produtividade da água aplicada em uma cultura, mesmo em um cenário de veranico e escassez hídrica. Composto por biomoléculas de origem vegetal, desenvolvidas de acordo com a tecnologia proprietária GeaPower®, o Talete atua diretamente na indução de genes que respondem à desidratação, mantendo a água nos tecidos da planta, o que auxilia os cultivos a aumentarem a produtividade quando há déficit hídrico, seja ele permanente ou temporário.

Segundo Thomas Altmann, Líder de Desenvolvimento de Negócios para Biológicos LATAM da Syngenta Biologicals, a empresa busca fomentar uma agricultura positiva por meio de pesquisas que vão ao encontro das reais necessidades dos agricultores. “Hoje muitos produtores têm dificuldade de acesso à água.
O Talete surgiu para apoiar nesse desafio e fornecer uma solução válida para que os agricultores possam aproveitar o máximo de suas lavouras, otimizando o uso sustentável da água, um recurso cada vez mais precioso para a agricultura”, conclui.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.