Solução da Syngenta aumenta produtividade da lavoura com inovação para manejo fisiológico da água

Em testes realizados pela Syngenta Biologicals, marca que integra as soluções biológicas da Syngenta, a tecnologia Talete proporcionou incremento de 9% na produção de diversas culturas mesmo em situações de déficit hídrico

Publicado em 14/10/2023

No campo, a preocupação com uma produção mais sustentável e o uso eficiente e consciente dos recursos naturais são práticas cada vez mais essenciais. Entendendo a importância do manejo fisiológico para uso sustentável da água na produção agrícola, a Syngenta Biologicals, divisão da companhia que atua na produção de soluções inovadoras, disponibiliza no mercado brasileiro o Talete.

A tecnologia, que passou por anos de pesquisas em diversas culturas, favorece o aumento da produtividade no campo mesmo em situações de estiagem e baixa disponibilidade de água para o sistema de irrigação, o que causa prejuízos no desenvolvimento sadio das plantas. Dessa forma, a companhia segue contribuindo com a prosperidade rural.


Durante os estudos de pré-lançamento, a Syngenta Biologicals conduziu diversos experimentos utilizando o Talete em culturas como batata, uva, tomate, café, citrus, melão, manga, entre outros, em áreas onde foram constatadas uma redução de 10% a 20% na disponibilidade hídrica.


“Tivemos o incremento médio de mais de 9% na produção destas culturas. Nossa finalidade é aumentar a produção e o rendimento econômico para cada unidade de água usada na produção agrícola por meio do Talete. A agricultura precisa cada vez mais de soluções que desempenhem atividades ambientalmente responsáveis, tendo em vista os efeitos das mudanças climáticas e aquecimento global”, ressalta Ana Paula Neto, Gerente de Desenvolvimento de Mercado na Syngenta Biologicals.


Não é de hoje que as mudanças climáticas trazem grandes impactos para a produção agrícola brasileira, sendo necessária a aplicação de operações sustentáveis para os recursos hídricos no Brasil, principalmente em regiões de estiagem como o Cerrado, Nordeste e Sul do país.

De acordo Essione Ribeiro Souza, Pesquisadora da Arabidopsis Consultoria e Serviços Agronômicos, empresa localizada em Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco, é possível aumentar a produtividade nas lavouras com o uso sustentável dos recursos hídricos. “Além das altas temperaturas e da seca, temos percebido uma grande diminuição das águas nos lençóis freáticos e, portanto, há menos disponibilidade do recurso destinado às plantações, principalmente aqui no Vale do São Francisco. Nessas situações, o Talete é fundamental para aumentar a defesa e eficiência do uso da água pelas plantas. Esse é um produto que está agregando muito para os produtores da região”, destacou a pesquisadora.


Sustentabilidade e produtividade em cenários adversos

O Talete foi concebido em resposta a este cenário e, por isso, trata-se de uma solução altamente tangível e eficaz para os agricultores aumentarem a produtividade da água aplicada em uma cultura, mesmo em um cenário de veranico e escassez hídrica. Composto por biomoléculas de origem vegetal, desenvolvidas de acordo com a tecnologia proprietária GeaPower®, o Talete atua diretamente na indução de genes que respondem à desidratação, mantendo a água nos tecidos da planta, o que auxilia os cultivos a aumentarem a produtividade quando há déficit hídrico, seja ele permanente ou temporário.


Segundo Thomas Altmann, Líder de Desenvolvimento de Negócios para Biológicos LATAM da Syngenta Biologicals, a empresa busca fomentar uma agricultura positiva por meio de pesquisas que vão ao encontro das reais necessidades dos agricultores. “Hoje muitos produtores têm dificuldade de acesso à água.

O Talete surgiu para apoiar nesse desafio e fornecer uma solução válida para que os agricultores possam aproveitar o máximo de suas lavouras, otimizando o uso sustentável da água, um recurso cada vez mais precioso para a agricultura”, conclui.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.