O Canadá habilitou três plantas frigoríficas brasileiras a exportarem carne suína para o país, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na quarta-feira (15).
3 plantas brasileiras vão começar a exportar carne suína para o Canadá. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o país habilitou a importação da carne brasileira de unidades de Santa Catarina. Duas plantas são da Seara Alimentos, da JBS, em Itapiranga e São Miguel do Oeste, e uma da Cooperativa Central Aurora Alimentos, em Chapecó.
Em nota oficial, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, afirma que “a habilitação destas primeiras plantas vem em um momento importante para o setor produtivo, diante das dificuldades enfrentadas com as altas dos custos de produção e a necessidade de incrementar as vendas internacionais de carne suína”, disse. “É um resultado do trabalho de excelência desempenhado pelo Ministério da Agricultura. Há expectativa de que, em breve, novas plantas sejam habilitadas.”
“Com as novas habilitações, deveremos embarcar em breve produtos para este mercado de alto valor agregado, que demanda produtos premium, especialmente barriga e costela. Vamos focar em suprir lacunas não atendidas, em complementariedade à produção local”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua. O Canadá importa cerca de 250 mil toneladas de carne suína anualmente e também é o terceiro maior exportador global do produto. Em 2021, o país exportou 1,5 milhão de toneladas de carne suína.