INÍCIO AGRICULTURA Soja

Fórum da Soja discute perspectivas de mercado e produção de biocombustíveis

Brasil deve ter quebra de 17 milhões de toneladas na safra em andamento
Imagem do autor

Publicado em 05/03/2024

O 34º Fórum Nacional da Soja foi realizado na manhã desta terça-feira (5), no Auditório Central da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no norte gaúcho. O evento, que ocorreu no segundo dia da feira de negócios e tecnologia, contou com palestras sobre tendências do mercado de soja e milho, além da produção do combustível do futuro a partir de fontes renováveis.

O fundador e CEO da Agroconsult, André Pessôa, abriu o fórum com uma palestra sobre o tema “Cenários Agroconsult para os Mercados de Soja e Milho - Safra 2023/2024”. Ele destacou que, em nível nacional, este é um ano com muita irregularidade em relação ao plantio de soja, cuja análise depende da época em que o grão foi plantado.
Evento foi realizado durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque
Evento foi realizado durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque

“As lavouras mais precoces sofreram muito no Brasil Central. Tivemos quebra de safra significativa em alguns estados, como é o caso do Mato Grosso, e algumas surpresas positivas em estados onde se esperava o efeito do El Niño, como Maranhão, Piauí e Bahia, que registraram uma boa safra. Mas, de uma forma geral, temos uma quebra no Brasil em torno de 17 milhões de toneladas”, pontuou.
Em relação ao Rio Grande do Sul, dados atuais da Agroconsult estimam uma produtividade de 53 sacas por hectare na atual safra, superando as 36,9 sacas por hectare do ciclo 22/23. Contudo, em sua apresentação, Pessôa analisou que a estiagem e as altas temperaturas em janeiro prejudicaram o potencial das lavouras em praticamente todo o Estado, com necessidade de boas chuvas até o início de abril.

Sobre o milho, o palestrante destacou que a safra de verão foi um pouco abaixo da expectativa, também em relação ao clima, especialmente no Sul no Brasil, com chuvas em excesso durante o período de implantação da cultura. “Na safrinha vai haver uma redução de área plantada no Brasil, não tão expressiva quanto se imaginava. O comportamento da produção vai depender muito do clima nos meses de março e abril, com necessidade de chuva no Centro-Oeste”, observou. Ele salientou que certamente, o Brasil vai produzir menos milho no Brasil este ano em relação a 2023.” O reflexo ocorrerá, principalmente, sobre o volume exportado brasileiro, que deverá ter queda. Na safra 22/23, exportamos 55 milhões de toneladas de milho”, refletiu o especialista.

Biocombustíveis

Na sequência, o fundador e presidente da Be8 e do Grupo ECB, Erasmo Carlos Battistella ministrou uma palestra com o tema “Agro = alimento energia”. Ele também é cofundador e diretor do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio). Battistella ressaltou que o produtor, além de alimento, produz energia renovável, setor que está em expansão no Brasil.

O palestrante destacou que o agronegócio é o grande produtor de matéria-prima. “Iniciamos com a cana-de-açúcar para etanol, passando pela soja para biodiesel, milho e, mais recentemente, trigo para etanol. Além disso, há outros biocombustíveis que se avizinham e devem chegar a partir de 2027 trazendo nova demanda para o agro. Temos que nos organizar para entender essas novas demandas que temos aqui no Brasil e no exterior”, disse Battistella.

Durante sua palestra, o especialista exibiu gráficos mostrando que 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850, com uma elevação de 1,52ºC, indicando que o mundo está com a “luz amarela ligada” em relação ao aquecimento global. Ele também expôs possíveis cenários para 2030, quando é esperado que o mundo tenha em torno de 8,5 bilhões de habitantes, frente aos 8 bilhões atuais.
Eletrificação, hidrogênio, SAF (sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuel ou Combustível Sustentável de Aviação), eFuel e amônia foram apontados como possíveis oportunidades de negócio para o agro. “Vamos usar petróleo por mais 30, 40, 50 anos. Não tem uma tecnologia para substituir amanhã”, relatou Battistella ao mesmo tempo em que incentivava os produtores a ingressarem na produção de biocombustíveis.




TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.