INÍCIO AGRICULTURA Soja

De olho no clima nos EUA, soja abre em leve alta nos futuros de Chicago

Ontem houve ganhos de 9 a 11 cents nos principais vencimentos
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 24/08/2023

Os contratos de soja operam em leve alta nos futuros de Chicago neste momento, manhã de quinta-feira, entre 2 e 3 cents, a U$ 13,63/novembro. Ontem houve ganhos de 9 a 11 cents nos principais vencimentos.

O mercado segue monitorando de perto o clima nos EUA. Na região Central do Corn Belt e em áreas adjacentes, as temperaturas estão acima dos 40ºC e chuvas se fazem necessárias. Contudo, as previsões que apontavam chuvas para daqui a 7 dias já encurtaram a data, projetando chuvas para 5 dias.

Novos ataques ao porto de Danúbio também dão sustentação ao mercado, podendo afetar o fornecimento de grãos para a região.
O Crop tour nos EUA está avançando e, de maneira geral, percebe-se que a ausência de chuvas não está impactando tanto quanto se imaginava. O que está sendo constatado é que há oscilação na contagem de vagens de um estado para o outro, uns abaixo na comparação com o ano passado, outros, acima. O que analistas monitoram é o clima daqui em diante, em que pode haver perdas de produtividade. Seguem os estados em que os trabalhos de campo já estão sendo reportados:

ILLINOIS: A contagem de vagens é a quinta maior em 10 anos, avaliada em 1.270,6. Está acima da contagem do ano passado e da média de 2020 e 2022.IOWA: 1.114,6 vagens, levemente abaixo das contagens dos últimos anos.INDIANA: 1.309,9 vagens, superior ao ano passado e a média dos últimos anos.NEBRASKA: 1.160 vagens, levemente abaixo de 2022 e da média.DAKOTA DO SUL: 1.013 vagens, acima de 2022 mas abaixo da média.OHIO: 1.252,9 vagens, acima de 2022 e da média dos últimos anos.
Preços no mercado interno estão recebendo melhor suporte de prêmios e câmbio. O volume de negócios segue comedido, com produtores avaliando a possibilidade de melhores preços no período de entressafra. Prêmios são negociados nos portos brasileiros, no mercado spot, na faixa 60/100 cents positivos; para setembro, entre 80/100.

As Indicações de compra são apontadas entre R$ 138,00/142,00 no oeste do estado e na faixa de R$ 148,00/152,00 em Paranaguá – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.


Sobre o autor

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.