Colheita da soja se aproxima do fim em MS e produção deve superar safra anterior
Sul do estado lidera os trabalhos no campo, enquanto expectativa de produção chega a 14,6 milhões de toneladas
Com colheita avançada, produtividade da soja surpreende em MS e safra deve superar 14,6 milhões de toneladas. Foto: Aprosoja/MS/divulgação
A colheita da soja no Mato Grosso do Sul caminha para a reta final. Segundo dados do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, até o dia 11 de abril a área colhida alcançou 98,3% do total previsto para a safra 2024/2025. O destaque é para a região sul do estado, onde a média de colheita já chega a 99,2%. No centro e norte, o índice está em 97%. No total, cerca de 4,4 milhões de hectares já foram colhidos.
A estimativa inicial era de uma produtividade de 51,7 sacas por hectare, com uma projeção de 13,977 milhões de toneladas. No entanto, após a amostragem de 10,7% da área, a produtividade média subiu para 54,4 sacas por hectare, o que eleva a expectativa de produção para 14,6 milhões de toneladas — um crescimento de 5% em relação aos dados anteriores. A área total cultivada deve fechar o ciclo com 4,5 milhões de hectares, 6,8% acima da safra passada.
Enquanto a soja vai sendo colhida, o plantio do milho segunda safra 2024/2025 avança rapidamente. Ainda conforme a Aprosoja/MS, 99% da área estimada já foi plantada até o dia 11 de abril.
Para os próximos dias, a previsão do tempo indica instabilidade em Mato Grosso do Sul. O tempo deve variar entre sol, aumento de nebulosidade e chuvas. Há risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com acumulados acima de 30 mm em 24 horas, especialmente nas regiões centro-norte, leste e sudeste do estado.




