Clima favorável acelera plantio de soja em MS entre outubro e novembro
Safra de soja 25/26 avança em MS com 92% da área plantada, impulsionada pelas chuvas entre outubro e novembro
Plantio de soja avança em ritmo acelerado em MS impulsionado pelo clima favorável. Foto: Aprosoja MS / Divulgação
O plantio da soja 25/26 avançou rapidamente em Mato Grosso do Sul entre a primeira semana de outubro e a primeira semana de novembro. Segundo o SIGA-MS, projeto executado pela Aprosoja/MS, esse intervalo concentrou 81% de toda a área já semeada no estado. O ritmo acelerado ocorreu, sobretudo, devido ao bom volume de chuvas nas regiões Centro e Sul, que juntas representam cerca de 85% da área plantada.
Até 14 de novembro, o estado havia semeado 92,1% da área estimada, o equivalente a 4,4 milhões de hectares. Além disso, conforme a média das últimas cinco safras, o plantio deve ser concluído na primeira quinzena de dezembro.
As lavouras seguem avançando no desenvolvimento. Elas variam entre o estádio vegetativo V6, marcado pela segunda folha trifoliolada completamente formada, e o reprodutivo R3, quando começa a formação das vagens. Com exceção da Região Sul, mais de 90% das áreas apresentam boas condições.
Para a temporada 25/26, a projeção indica que Mato Grosso do Sul deverá cultivar 4,7 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 52,8 sacas por hectare e produção total de 15,1 milhões de toneladas.
