Atentos à alta do dólar e à maior demanda externa, produtor se retrai, e preço da soja sobe
Valorização do dólar e aumento da demanda internacional elevam o preço da soja e fazem produtores recuarem nas vendas

Preço da soja sobe no Brasil com dólar em alta e maior demanda internacional. Foto: Canva

O preço da soja subiu no mercado interno na última semana, segundo levantamento do Cepea. A alta ocorreu porque os produtores reduziram as vendas de grandes volumes.
O Centro de Pesquisas explica que os sojicultores estão atentos à valorização do dólar frente ao real, o que torna o produto brasileiro mais competitivo no exterior. Além disso, a maior demanda internacional e as novas tarifas que os Estados Unidos aplicarão à China, em novembro, devem ampliar as exportações do Brasil.
Por outro lado, esse cenário pressionou as cotações futuras da soja nos Estados Unidos. Assim, a desvalorização externa limitou os ganhos no mercado doméstico.
Safra 2025/26 terá recorde de produção
A Conab estima aumento de 3,6% na área plantada de soja em relação ao ciclo anterior, totalizando 49,07 milhões de hectares. O avanço ocorre, principalmente, pela substituição do arroz pela oleaginosa em diversas regiões.
A produção deve atingir 177,6 milhões de toneladas, novo recorde nacional. Esse volume reforça o protagonismo do Brasil como maior produtor mundial de soja.
