INÍCIO AGRICULTURA Soja

Após ganhos de 6 pontos na sessão anterior, soja abre com queda em Chicago

Grande parte do suporte ocorrido na jornada anterior veio dos ganhos no óleo, cujos preços estão bastante baixos no comparativo com o concorrente óleo de palma
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 26/03/2024

Depois dos sólidos ganhos auferidos na sessão de ontem, superiores a 15 cents, os preços da soja operam com queda de 6 pontos na Bolsa de Chicago, neste momento, manhã de terça-feira, a U$ 12,03/maio. Grande parte do suporte ocorrido na jornada anterior veio dos ganhos no óleo, cujos preços estão bastante baixos no comparativo com o concorrente óleo de palma. A Malásia vem reportando forte demanda pelo produto local.Além disto, números mostram a redução da exposição vendida de fundos e investidores – ou seja, este segmento partiu para as compras para ajustar as carteiras, o que tende a gerar suporte.Tudo indica que o mercado adotou um novo patamar, ao redor de U$ 12,00, aguardando dois importantes relatórios sobre o agro norte-americano, que serão divulgados pelo USDA nesta quinta-feira.O mais esperado deles é relatório de primeira intenção de plantio. O mercado espera que o USDA indique aumento da área de soja da ordem de 1,1 milhão de hectares em relação ao ano passado, para 34,9MH. A implantação das lavouras começa em abril e se intensifica em maio.O outro relatório é sobre os estoques trimestrais, existentes em primeiro de março. O mercado espera um volume de 49,9MT, contra 45,9MT do mesmo ponto do ano passado – aumento de 9% de um ano para o outro.Com a colheita brasileira se aproximando de 70%, se configura um quadro de aumento da disponibilidade, com preços mais atrativos e deslocamento da demanda global dos EUA para cá. O programa de exportações dos EUA segue bastante atrasado.Preços no mercado doméstico apresentaram bons ganhos nos últimos dias. Porém, nos primeiros movimentos desta jornada, câmbio e CBOT jogam na defensiva. No mercado spot, prêmios nos portos são indicados na faixa entre -35/-20. Indicações de compra no oeste do Paraná entre R$ 118,00/119,00 e em Paranaguá na faixa de R$ 125,00/127,00 – dependendo do prazo de pagamento e, no interior, também do local e do período de embarque.


Sobre o autor

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1981), graduação em Economia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel(1985), especialização em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Paraná(1989) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Tem experiência na área de Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Maximização da Renda, Informação, Comercialização. É diretor da Corretora Granoeste, de Cascavel/PR.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.