A soja fechou em alta na CBOT com calmaria em meio as pausas tarifarias
Segundo boletim diário da TF Agroeconôica, as cotações refletiram o alívio momentâneo do mercado, com a “pausa” nas guerras tarifárias, principalmente com México e Canadá

Colheita da Safra Verão 2024/25 de soja no Brasil está atrasada

O contrato de soja para março, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 1,58,ou $ 16,75 cents/bushel a $ 1075,00 nesta terça-feira (04/02) na Bolsa de Chicago (CBOT) . A cotação de maio, fechou em alta de 1,42 % ou $ 15,25 cents/bushel a $ 1088,00.
O contrato de farelo de soja para março fechou em alta de 3,39 % ou $ 10,3 ton curta a $ 314,0 e o contrato de óleo desoja para março fechou em alta de -1,61 % ou $ -0,75/libra-peso a $ 46,76.
Segundo o boletim diario da TF Egroeconômica, as cotações refletiram oalívio momentâneo do mercado, com a “pausa” nas guerras tarifárias, principalmente com México e Canadá. "O acordocom o Canadá só foi firmado após o fechamento da sessão de segunda-feira. No entanto, com a China as tarifas aindavigoram, com contrapartida estratégicas, o que em um primeiro momento não incluem a compra de grãos", afirma Luiz Carlos Pacheco, economista da consultoria.
Para a TF Agroeconômica, os atrasos na colheita de soja no Brasil, em 8% ante 14% de 2024 segundo a Conab, assim como a persistente onda decalor e seca na Argentina deram suporte as cotações da oleaginosa.A alta do dia chegou a colocar a cotação de julho 2025 acima dos US$ 11 bushel, o que pode abrir uma boa oportunidadepara fixação de preços.
Esse fechamento emacontece um dia apósos EUA decidirem adiar por pelo menos um mês a entrada em vigor das tarifas de 25% sobre produtos importados doMéxico e do Canadá.
Além da relativa calmaria decorrente das notícias, contribuíram para o tom otimista as máscondições ambientais em que as lavouras são cultivadas em grandes áreas agrícolas da Argentina, onde uma onda decalor e chuvas insuficientes criam uma perspectiva ruim para a colheita, e o atraso com o qual a colheita da soja estáavançando no Brasil.
