HOME | Notícias | Segurança alimentar

Governo Federal anuncia medidas voltadas ao abastecimento alimentar e à produção orgânica e agroecológica

Entre as medidas, a ampliação de sacolões populares e centrais de abastecimento por todo o país. Ao facilitar o acesso a alimento saudáveis e frescos, o Plano Alimento no Prato beneficia produtores e consumidores.

Governo Federal anuncia medidas voltadas ao abastecimento alimentar e à produção orgânica e agroecológica

Ao facilitar o acesso a alimento saudáveis e frescos, o Plano Alimento no Prato beneficia produtores e consumidores

344
Foto do autor Redação RuralNews
16/10/2024 |

No Dia Mundial da Alimentação, o Governo Federal fez o lançamento do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar “Alimento no Prato” (Planaab) e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

Publicidade
Banner publicitário

A data é celebrada globalmente em 16 de outubro, data de fundação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

Com 29 iniciativas e 92 ações estratégicas, o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Plannab), batizado de Alimento no Prato, é inédito no Brasil. Entre as medidas, a ampliação de sacolões populares e centrais de abastecimento por todo o país. Ao facilitar o acesso a alimento saudáveis e frescos, o Plano Alimento no Prato beneficia produtores e consumidores.

No Brasil, em 2023, mais de 24 milhões de pessoas saíram da situação de insegurança alimentar grave. Os planos impactam na produção sustentável e distribuição de alimentos mais saudáveis à população, especialmente para as pessoas que mais precisam.

Arroz da Gente

O Alimento no Prato já chega trazendo o Programa Arroz da Gente, que tem como objetivo estimular a produção e a formação de estoque do grão. Os produtores que quiserem produzir arroz poderão assinar contratos de opção com o governo, que garantirá a compra da produção com preço já estabelecido.

Serão investidos cerca de R$ 1 bilhão nesta iniciativa para a compra de até 500 mil toneladas de arroz.

Agroecologia e Produção Orgânica

O Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) reúne ações para fortalecer as cadeias produtivas de produtos orgânicos e agroecológicos.

Além disso, o Planapo, construído com ampla participação da sociedade civil, prevê iniciativas voltadas para pesquisa e inovação, incentivo às compras públicas e inclusão de mulheres, jovens, indígenas e quilombolas na agricultura familiar.

Na presidência do G20, o Brasil propôs ao grupo a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Os novos planos vão se somar a um conjunto de medidas que, desde 2023, têm desempenhado um papel crucial na redução da insegurança alimentar no Brasil novamente.

Mapa da Fome

O Mapa da Fome é uma ferramenta que apresenta o número de pessoas que enfrentam a fome e a insegurança alimentar no mundo. Ele é publicado anualmente pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Um país entra no Mapa da Fome quando mais de 2,5% de sua população enfrenta falta crônica de alimentos e, para identificar esse percentual e outros números relacionados à fome e à insegurança alimentar, a FAO utiliza indicadores como a profundidade da fome e a desnutrição, e identifica populações em situação de vulnerabilidade, como mulheres e crianças.

Entre as ações anunciadas, está também a cessão de espaços na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) para criação de espaço exclusivo de comercialização da agricultura familiar.

...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

TAGS: #Governo Federal # Dia Mundial da Aimentação
# FAO # Arroz da gente # Mapa da fome
Publicidade
Banner publicitário