Segundo o IMEA, a colheita do milho chegou a 94,06% da área estimada em Mato Grosso até a última sexta-feira (22/07), o valor é 21,26 p.p. superior ao que foi observado no mesmo período a safra passada. Com isso, o avanço semanal da safra 2021/22 foi acima da média das últimas cinco safras. Segundo a CONAB, no Paraná, as condições climáticas favoreceram a operação de colheita, que alcançou 30% da área. Da área total do Brasil, 59,5% já foi colhida.
Algodão
Da área total plantada no Brasil, 33,6% já foi colhida, segundo o relatório da CONAB do dia 25/07. Em Mato Grosso, as condições climáticas são favoráveis à colheita, que segue em ritmo intenso. No extremo oeste da Bahia, as lavouras de sequeiro seguem em fases de maturação e colheita, e as lavouras irrigadas em fase de formação de maçãs e maturação. No Centro-Sul, a colheita das lavouras de sequeiro está finalizada, e as lavouras irrigadas seguem em fase de maturação e colheita. Em Mato Grosso do Sul, o Clima é excelente para a execução da colheita do algodão, permitindo a obtenção de fibras de alta qualidade.
Tendência do Clima
O grande destaque é a mudança no centro-sul do Brasil ao longo dos próximos dias. A passagem de uma frente fria com uma massa de ar polar mais forte, vai provocar mudanças bastante significativas no Sul, em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Na quinta, com a chegada da frente fria, já chove no Sul do Brasil e não se descarta o risco de alguns temporais. O sul do estado ainda pode ser impactado na finalização das culturas de inverno, já que já chove na região há vários dias e o solo já está bastante úmido.
O ar polar vai provocar acentuado declínio nas temperaturas no centro-sul do Brasil até o fim do mês. Nas áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste, a chance de gear é baixa ao longo do fim de semana. Nas áreas produtoras de cana de açúcar, café e milho segunda safra não há expectativa para geada. Enquanto isso, no MATOPIBA, o ar continua muito seco nos próximos dias, o que favorece o ritmo acelerado na maturação e colheita do algodão no oeste da Bahia.