Acerte no sal e aprenda a temperar seu churrasco com maestria

Carne boa tem que ter o sal certo: grosso ou fino, é preciso saber as propriedades de cada um para não errar na dose e fazer sucesso na churrasqueira!

Publicado em 10/12/2023

O segredo do bom churrasco é a quantidade de sal. E o sal errado pode ser um grande vilão do seu assado e acabar com a reputação de bom churrasqueiro de qualquer um. Mas afinal, qual será que o melhor sal para churrasco? O fino, o de parrilla ou o grosso? Existem diferentes tipos e possibilidades para salgar a carne e esse assunto rende muitas discussões por aí. Mas será que existe um ideal?

Mas não cometa um pecado mortal: utilizar salmoura! A água misturada com sal refinado altera o PH e enrijece as fibras do seu corte nobre e lá se vai todo o trabalho que pecuarista teve para que chegasse uma boa carne à sua mesa... Salgar a carne com muita antecedência também não é uma prática recomendada, pois a carne resseca, entrando em processo de charque e acaba endurecendo.
Errar no sal pode acabar com a qualidade da carne que o produtor rural teve tanto trabalho para chegar à sua mesa
Errar no sal pode acabar com a qualidade da carne que o produtor rural teve tanto trabalho para chegar à sua mesa

O ideal é salgar sempre mais perto da hora de botar no fogo ou até mesmo, durante o assado para os mais experientes. O mais indicado é espalhar o sal em toda a superfície da carne. Quando ela começar a “transpirar”, significa que o sal está ficando bem aderido e entrando na carne. Este é o momento certo de levá-la à churrasqueira.

O modo de aplicação e a quantidade são fundamentais para alcançar o melhor sabor. O tipo escolhido e a quantidade estão diretamente ligados à umidade da carne e influenciam na retenção de líquidos do corte.

Sal fino é bom?O sal fino retém menos líquido do corte e deve ser aplicado quando a carne já estiver no fogo. Ideal para cortes de carne de menor espessura. Porém, é preciso utilizar com cuidado porque o risco de salgar demais é alto com esse tipo.
Sal parrilleroO parrillero, com sua granulação intermediária, permite total interação com as irregularidades da carne, salgando de maneira uniforme e gradual. Retém um pouco mais de líquido que o sal fino mas tem melhor absorção e é ideal para cortes de carnes mais grossas.

Sal grosso é o melhor?O sal grosso é o tipo que retém mais o líquido da carne. Utilizamos ele apenas para assar Janelas (Costelões) e peças grandes, porque ele ajuda a eliminar um pouco do excesso de gordura da peça. Um erro clássico é usá-lo úmido: isso acaba fazendo com que a carne absorva mais, o que compromete o seu sabor. Para retirar a umidade, basta aquecê-lo por alguns minutos no forno, mexendo constantemente até que ele seque.

Mas como temperar corretamente a carne? Vamos lá! Coloque a quantidade na medida certa e para evitar bater a carne quando a tirar do fogo. Caso fique algum excesso, para tirar o sal da carne, segure o espeto ou a peça firmemente e bata com as costas de uma faca. Dar um tempo de descanso para o corte fora do fogo também é bem vindo. Tudo isso faz com que a carne se mantenha mais suculenta.
E ai? Curtiu as nossas dicas? Esperamos que sim! Agora, bom churrasco!!!
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Mais lidas
1
Detalhado projeto da nova fábrica da Mahindra no RS
2
Ano se inicia com preços do IPPA em queda
3
Após dia de alta, Commodities voltam a cair em Chicago
4
Indicador do algodão sobe e já opera na casa do R$ 4,2/LP
5
Começa hoje a Abertura Oficial da Colheita do Arroz no RS
6
Chuvas em fevereiro aliviam situação de lavoras de café
7
Preços da arroba do boi e da carne seguem pressionadas
8
Mais um dia de forte queda para o complexo da soja em Chicago
9
Indicador do arroz retoma patamar de nov/23
10
Conheça o AgroBanker, a nova carreira do agronegócio
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.