HOME | Notícias | Queijos e Lácteos

Paraná conquista sete medalhas no Mundial do Queijo na França

Produtos lácteos premiados no Prêmio Queijos do Paraná também receberam reconhecimento internacional no Mundial do Queijo

Foto do autor Redação RuralNews
15/09/2025 |
1096

Os queijos do Paraná seguem acumulando reconhecimento internacional. No dia 14 de setembro, sete produtos lácteos do estado conquistaram medalhas no Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Salão Mundial do Queijo e dos Laticínios), realizado em Tours, na França. O evento reuniu 1.960 queijos de 26 países, sendo 300 deles do Brasil.

Reconhecimento internacional para produtos do Paraná

Os sete queijos premiados já haviam participado do Prêmio Queijos do Paraná, promovido pelo Sistema FAEP em maio deste ano. Assim, o concurso estadual funcionou como vitrine para produtores locais e, ao mesmo tempo, trampolim para o reconhecimento mundial.

Entre os destaques, o Biopark conquistou quatro medalhas: duas de ouro, com os queijos Abaporu e Passionata, e duas de prata, com Petite Brie Triplo Creme e Saint Marcelin. Além disso, a queijaria Vila Velha recebeu prata com o queijo Morbier. Já o Sítio Aliança garantiu bronze com o Maná Paraná, e a Granja Santo Expedito com o Bel Paese.

Critérios de avaliação no Mundial do Queijo

Segundo o regulamento, os queijos com mais de 90 pontos receberam medalha de ouro. Já os que atingiram entre 85 e 90 pontos conquistaram a prata. Por fim, o bronze foi concedido aos que superaram 80 pontos. Dessa forma, o sistema de avaliação destacou os melhores entre centenas de inscritos.

Depoimentos destacam dedicação dos produtores

Para o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, a conquista reforça a qualidade e a força dos produtores locais. “É mais uma prova de que os queijos paranaenses estão entre os melhores do mundo”, afirmou.

O mestre queijeiro do Biopark, Kennidy Bortoli, também ressaltou que o prêmio confirma a dedicação e o padrão de qualidade da produção. Além disso, Liliane Zaziski Aardoon, da Vila Velha, celebrou o reconhecimento com o Morbier, queijo de receita francesa. Para ela, receber medalha no berço do queijo foi uma honra.

Na Granja Santo Expedito, de Palotina, a medalha de bronze tem sabor especial pelo pouco tempo de atividade da empresa. Já o produtor Leomar Martins, da Queijaria Sítio Aliança, destacou a relevância do Maná Paraná, maturado por mais de sete meses e já premiado em competições nacionais.

TAGS: #Paraná # Sete medalhas
# Medalhas # Mundial do Queijo # França # Produtos lácteos
...
Editor RuralNews
Vamos deixar essa matéria mais interessante com seu ponto de vista? Faça um comentário e enriqueça esse conteúdo...

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

São Paulo/SP | Ribeirão Preto/SP | Porto Alegre/RS | Cascavel/PR | Rio Verde/GO | Campo Grande/MS

© 2024 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.