Temporais devem atingir MS e PR com força neste fim de semana
Áreas de instabilidade podem provocar chuvas intensas e ventos de até 100 km/h

Foto: Canva

O avanço de áreas de instabilidade sobre o continente deve provocar temporais entre o sul e centro-oeste do Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná neste fim de semana. A previsão aponta risco de chuvas intensas, com possibilidade de granizo e ventos fortes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições devem se intensificar já na madrugada de sábado (12), com previsão de volumes entre 30 mm e 50 mm ao longo do dia. Em pontos isolados, os acumulados podem chegar a 100 mm, acompanhados de rajadas de vento de até 100 km/h.
No domingo (13), o sistema avança, levando instabilidades para toda a região Sul do país. A previsão indica chuvas localmente fortes nos três estados da região.
Segundo a Climatempo, o tempo também muda no estado de São Paulo. No sábado (12), o sol ainda predomina na maior parte do território paulista, com possibilidade apenas de pancadas isoladas de chuva no sul do estado. As temperaturas seguem amenas, com máxima de 26 °C na capital.
Já no domingo (13), as instabilidades voltam a ganhar força com o transporte de umidade da faixa norte do Brasil e a atuação de um cavado (região de baixa pressão em altos níveis da atmosfera). A previsão é de pancadas de chuva em vários pontos do estado, inclusive em São Paulo, onde os acumulados podem chegar a 10 mm, com máxima de 28 °C.
Nesta sexta-feira (11), os litorais de Santa Catarina e do Paraná, incluindo áreas de Itajaí e Joinville, já estão sob aviso de perigo potencial, com expectativa de chuvas entre 30 mm e 50 mm. O alerta do Inmet segue válido até as 22h.
