Risco de chuva forte em vários estados brasileiros nesta quarta

Nesta quarta-feira, a chuva aumenta em muitas áreas destas Regiões.
Imagem do autor

Publicado em 24/01/2024

Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS se formou sobre o Brasil e influencia áreas do Sudeste, do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.



Ventos marítimos, moderados levam muita umidade o leste da Região Sul e do Sudeste gerando mais nuvens e chuva.



Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva no litoral da Região Norte.


Previsão do tempo para o Brasil para 24/01/2024 -quarta-feira

Região SulA circulação de ventos em vários níveis da atmosfera concentra muita umidade no leste da Região. O ar frio de origem polar atua sobre a Região e deixa a temperatura amena.


O sol aparece forte sobre o Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no norte e nordeste do estado, incluindo a Grande Porto Alegre.


Alerta para muita chuva no Vale do Itajaí, no litoral catarinense e no litoral do Paraná.



As demais áreas de Santa Catarina e no Paraná têm pancadas de chuva frequentes e períodos com sol. Há risco de chuva moderada a forte



Região SudesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre parte da Região Sudeste. O ar úmido e a presença de áreas de baixa pressão atmosférica no interior da Região e na costa do Espírito Santo geram muitas nuvens de chuva por todo o Sudeste.



O dia fica chuvoso, com alerta para transtornos, no litoral sul de São Paulo e no Vale do Ribeira (SP), no estado do Rio De Janeiro, em Vitória e no centro-sul capixaba, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira e no sul do Vale do Rio Doce.



Atenção especial para chuva forte, que pode causar transtornos nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de Vitória.



O sol predomina apenas no extremo oeste de São Paulo, região de Presidente Prudente. No restante do Sudeste, o tempo fica instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora moderadas a fortes.



Região Centro-OesteAs áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal causando muita nebulosidade e chuva.



Quase todo o Centro-Oeste tem um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios a qualquer hora, e alguns momentos em que o sol aparece.



Em Mato Grosso do Sul, o sol aparece forte, mas também há previsão de pancadas de chuva no centro, norte e nordeste do estado, principalmente à tarde e à noite.



Região NordesteO ar úmido predomina sobre o Nordeste. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre parte da Região.



Atenção para chuva forte na Bahia, no Sul do Maranhão e no centro-sul do Piauí. A chuva pode causar transtornos especialmente no litoral sul da Bahia.



Sol forte e chuva isolada no centro, norte e litoral do Ceará, no Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e de Pernambuco.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.