Previsão do tempo para sexta-feira (14/11) no Brasil
Sexta-feira terá chuva em várias regiões do país, enquanto o Rio Grande do Sul volta a registrar tempo firme
Previsão para sexta indica instabilidade em grande parte do Brasil. Foto: Canva
A sexta-feira (14/11) deve ser marcada por instabilidade em grande parte do Brasil, enquanto o Rio Grande do Sul terá predomínio de sol, segundo a Climatempo. Apesar da abrangência das chuvas, cada região será afetada de forma distinta. Assim, áreas de baixa pressão, cavados e instabilidades tropicais ajudam a organizar pancadas moderadas a fortes no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte. No Nordeste, porém, a chuva se concentra mais no litoral, enquanto o interior permanece com tempo firme.
Região Sul
No Rio Grande do Sul, o afastamento da frente fria e a influência de uma alta pressão deixam o tempo firme na maior parte do estado. Há chance de chuva fraca apenas no norte. As temperaturas ficam mais elevadas.
Em Santa Catarina, ainda pode chover de forma fraca e isolada no litoral. Já na metade oeste, as pancadas podem ser moderadas a fortes.
No Paraná, as instabilidades continuam atuando. Assim, seguem as pancadas moderadas a fortes e o risco de temporais no noroeste, no oeste e no interior. A baixa pressão no Paraguai reforça o cenário. Em SC e PR, as temperaturas não sobem tanto quanto no RS.
Região Sudeste
Em São Paulo, instabilidades avançam pelo oeste, sul e centro. Isso ocorre por causa de um cavado em níveis médios, que favorece nuvens carregadas, pancadas moderadas a fortes e trovoadas. As chuvas também avançam para o interior e o leste do estado.
Na capital paulista, o sol aparece entre nuvens pela manhã. Depois, há chance de pancadas à tarde e à noite. A mínima prevista é de 17 °C e a máxima pode chegar a 26 °C. As temperaturas caem em partes do centro-sul paulista e no sul de Minas Gerais.
Nas demais áreas do Sudeste — como o nordeste mineiro, pontos do Rio de Janeiro e o Espírito Santo — também pode chover. Apesar disso, o tempo firme ainda predomina.
Região Centro-Oeste
No Mato Grosso do Sul, a área de baixa pressão no Paraguai mantém as pancadas de chuva moderadas a fortes. Além disso, há risco de temporais em quase todo o estado.
Em Mato Grosso, as instabilidades começam cedo e se espalham à tarde. Elas se concentram especialmente na metade oeste.
Em Goiás, a chuva atinge apenas o extremo sudoeste. Nas demais áreas, o tempo firme predomina. As temperaturas continuam elevadas e o clima fica abafado.
Região Nordeste
No Recôncavo Baiano, a chuva perde intensidade. Ela se concentra entre o sul da Bahia e Ilhéus. Na faixa leste — de Alagoas ao Rio Grande do Norte — pode chover de forma fraca e isolada. O litoral do Ceará e do Maranhão também registra esse padrão. No restante da região, o sol aparece entre nuvens, e as temperaturas seguem altas.
Região Norte
As instabilidades continuam atuando na metade oeste da região, além de Roraima e Rondônia. Nesses locais, podem ocorrer pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais. No Pará, a chuva se concentra no extremo oeste. Já no restante do estado, assim como no Tocantins e no Amapá, o tempo permanece firme.
