Previsão do tempo para o final de semana (14 de junho e 15 de junho de 2025) no Brasil
Ar frio ainda favorece geadas no sul de Minas, enquanto o interior do país permanece seco e quente

Frio persiste em parte do Sudeste enquanto outras regiões enfrentam calor e temporais. Foto: Canva

De acordo com a Climatempo, o último fim de semana do outono será marcado por contrastes climáticos em várias regiões do Brasil. O frio ainda persiste no Sudeste, especialmente no sul de Minas Gerais, com possibilidade de geada, enquanto o interior do país segue com tempo mais quente e seco. No Sul, a formação de um ciclone extratropical provoca temporais e ventos fortes, e há alertas também para chuvas volumosas no Nordeste, principalmente entre Sergipe e Alagoas. Já o Centro-Oeste e o Norte enfrentam instabilidades e calor intenso.
Região Sul:
No sábado (14), um sistema de baixa pressão que se formou sobre o Paraguai se desloca para os estados do Sul e dá origem a um ciclone extratropical ao chegar ao oceano. Com isso, a chuva se intensifica na região, com destaque para o oeste do Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e áreas do Rio Grande do Sul, onde há previsão de temporais e ventos que podem atingir até 100 km/h. Pancadas isoladas também são esperadas no litoral do Paraná e norte de Santa Catarina.No domingo (15), o sistema mantém o tempo instável, principalmente no litoral de SC e PR, com risco de chuvas fortes. No RS, a instabilidade perde força, mas o dia segue úmido, com possíveis rajadas de vento.
Região Sudeste:
O sábado será gelado, com tempo firme predominando. Apenas o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo pode ter pancadas isoladas. No sul de Minas, há previsão de geada. Ventos entre 40 e 50 km/h sopram no oeste paulista e mineiro.No domingo, a umidade aumenta em São Paulo, com previsão de pancadas em Bauru, Presidente Prudente e Vale do Ribeira. A capital paulista pode ter garoa isolada. Espírito Santo segue com chuva fraca no litoral, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro permanecem com tempo firme. No norte e noroeste mineiro, o calor pode ultrapassar os 30 °C.
Região Centro-Oeste:
No sábado, a chuva se concentra no Mato Grosso do Sul, especialmente no sul e sudoeste do estado. No restante do Centro-Oeste, o tempo segue firme, com sol predominante. Apenas no norte do Mato Grosso há chance de pancadas isoladas. A umidade do ar atinge níveis críticos (abaixo de 30%) no norte de Goiás.No domingo, Mato Grosso do Sul segue instável, com alerta para temporais em Campo Grande. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo permanece seco e ensolarado, com calor à tarde.
Região Nordeste:
No sábado, a frente fria na costa leste do Nordeste provoca temporais entre Sergipe e Alagoas. Há também pancadas moderadas a fortes no litoral do Maranhão e Piauí. O interior da região permanece seco, com baixa umidade e calor. Há risco de ressaca entre Salvador (BA) e Maragogi (AL), com ondas de até 2,5 metros.No domingo, o alerta de chuvas intensas continua em Sergipe, Alagoas e Recife. João Pessoa e Natal também registram pancadas moderadas. O litoral entre Fortaleza e São Luís pode ter aguaceiros isolados, enquanto o interior permanece quente e seco.
Região Norte:
No sábado, há risco de temporais no Amazonas, Roraima e Amapá, inclusive em Macapá, Manaus e Boa Vista. Belém também pode registrar chuvas. Acre e Rondônia seguem com tempo firme e seco, e o Tocantins continua com calor intenso.No domingo, o tempo permanece instável no norte da região, com pancadas e trovoadas. Tocantins continua quente e seco, e em Acre e Rondônia, há chance de pancadas isoladas à tarde.
