Confira a previsão para esta terça-feira, 10 de junho
Terça começa com geada no Sul, frio em SP, chuva entre RJ e ES e risco de temporais no Norte

Massa de ar polar avança pelo centro-sul do país e provoca geada e frio intenso nesta terça-feira (10). Foto: Canva

A atuação de uma massa de ar polar derruba as temperaturas nesta terça-feira (10) em grande parte do Brasil, segundo informações da Climatempo. O frio mais intenso atinge o Sul, com risco de geada, enquanto São Paulo terá uma tarde gelada. A chuva continua entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, e há risco de temporais no Norte do país. O ar seco predomina no interior do Nordeste e no Centro-Oeste, com destaque para baixos índices de umidade.
Região Sul
O tempo firme predomina na Região Sul devido à influência de um sistema de alta pressão associado à massa de ar polar, com exceção do litoral do Paraná, onde a umidade pode causar pancadas isoladas ao longo do dia. Há previsão de geada na Campanha, região central, Missões, Vales, norte e na serra do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o fenômeno pode ocorrer na região central, enquanto no Paraná, a expectativa é de geada no extremo sul do estado. Também há previsão de ressaca entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), com ondas entre 2,5 e 3 metros.Região Sudeste
A frente fria que se formou na segunda-feira continua avançando lentamente pelo litoral, provocando pancadas de chuva no Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Em São Paulo, ainda pode chover no litoral, mas o destaque será o frio em todo o estado. A previsão indica ressaca entre Angra dos Reis e Campos dos Goytacazes, com ondas de até 2 metros.
Região Centro-Oeste
O sol aparece entre poucas nuvens no Centro-Oeste. A massa de ar polar deixa o Mato Grosso do Sul com temperaturas mais baixas, enquanto o sul do Mato Grosso também amanhece ameno. Já no norte de Goiás e no Distrito Federal, as tardes seguem quentes. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% no nordeste do Mato Grosso e no norte de Goiás.
Região Nordeste
A chuva permanece no litoral, com destaque para a Zona da Mata entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, atingindo as capitais Maceió, Recife, João Pessoa e Natal com pancadas moderadas a fortes. No litoral do Ceará e do Maranhão também há previsão de chuvas intensas. No interior, o tempo seco predomina, principalmente no sertão da Bahia, oeste de Pernambuco, sul do Piauí e sul do Maranhão, onde a umidade pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.
Região Norte
Há previsão de pancadas de chuva no oeste do Acre, Amazonas, centro-norte do Pará, Roraima e Amapá, com alerta para temporais no extremo norte do Amazonas, Roraima e norte do Amapá. Nas demais áreas, o tempo será seco, sem previsão de chuva.
