Confira a previsão para esta segunda-feira, 16 de junho
Temperaturas voltam a subir em São Paulo e no Rio de Janeiro com risco de temporais no oeste do RS no Acre e no Amazonas

Previsão da Climatempo aponta início de semana com risco de temporais no Sul e Norte e tempo firme com calor intenso no Centro-Oeste e Sudeste. Foto: Canva

Segundo a Climatempo, a segunda-feira, 16 de junho, será marcada por contrastes climáticos em todo o país. A baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai mantém o risco de temporais no oeste do Rio Grande do Sul, Acre e Amazonas.
Enquanto isso, o Sudeste segue com tempo firme e temperaturas em elevação, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, o destaque é o calor intenso e o ar seco, com máximas próximas de 37 °C no Mato Grosso. Já o Nordeste segue em alerta na faixa leste por conta das chuvas fortes, enquanto o interior permanece seco e quente.
Região Sul
A baixa pressão sobre o Paraguai continua influenciando o clima no sul do país. No sudoeste e oeste do Rio Grande do Sul, especialmente entre Santa Maria e Uruguaiana, há previsão de pancadas de chuva e risco de temporais já pela manhã, intensificando-se ao longo do dia.
Na Grande Porto Alegre, a chuva perde força, mas o frio e a umidade podem causar nevoeiros matinais. Florianópolis e Curitiba também podem registrar névoa pela manhã. O tempo segue firme nas capitais, com poucas nuvens e sensação de frio durante a tarde.
Região Sudeste
As manhãs continuam frias nas capitais, mas as temperaturas sobem durante a tarde. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, o tempo será firme, com sol e poucas nuvens. Apenas em Vitória há possibilidade de chuva fraca devido à entrada de ventos úmidos do mar.
O interior paulista, o Triângulo Mineiro e o noroeste de Minas seguem com tempo seco e umidade relativa do ar abaixo de 30%. Regiões do litoral de SP, sul de Minas e áreas frias do interior podem amanhecer com névoa.
Região Centro-Oeste
Apesar das rajadas de vento no Mato Grosso do Sul — especialmente em Campo Grande, Corumbá e no sul do estado — o tempo segue firme em todo o Centro-Oeste. A massa de ar seco impede a formação de nuvens carregadas.
A umidade relativa do ar continua baixa em Goiás, Distrito Federal e leste do Mato Grosso. Alta Floresta/MT pode registrar até 37 °C, enquanto Cuiabá deve atingir os 33 °C.
Região Nordeste
A semana começa com alerta para volumes elevados de chuva em Aracaju e Maceió, provocados por ventos marítimos e a influência de uma alta pressão em alto mar. Há risco de temporais e ventos entre 51 e 70 km/h durante as pancadas mais intensas.
Salvador, litoral sul da Bahia e Recife seguem com muita nebulosidade e chuvas intermitentes. No interior da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, o tempo será seco, com umidade abaixo de 30% e calor acima dos 35 °C. Fortaleza terá pouca chuva e São Luís registrará pancadas isoladas.
Região Norte
No Norte, o calor e a umidade provocam pancadas fortes no interior do Acre, oeste e norte do Amazonas e em Roraima. Em Macapá, a ZCIT mantém a umidade elevada, com risco de chuvas moderadas a fortes.
Por outro lado, o sul do Pará e Tocantins seguem com tempo firme, sol forte e altas temperaturas. Acre e Rondônia também terão períodos de sol com pancadas rápidas à tarde em algumas áreas.
