Interior do país segue com ar seco enquanto Norte e Nordeste têm risco de temporais
Segundo a Climatempo, a terça-feira (8) será marcada por extremos no país: enquanto o ar seco predomina no interior do Brasil, provocando baixa umidade em várias regiões, áreas do Norte e do Nordeste seguem com risco de temporais. A frente fria avança pela costa sul e dá origem a instabilidades pontuais no Rio Grande do Sul, além de manter o frio em parte do Sul e Sudeste. Há possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira e em pontos isolados da serra catarinense, além de chuva forte entre Sergipe e Pernambuco.
A frente fria avança pela costa do Rio Grande do Sul, provocando pancadas fracas e isoladas na região centro-leste e noroeste do estado. Em Porto Alegre, o dia começa mais nublado, com chance de chuva no início da manhã e aberturas de sol ao longo do dia. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina, com temperaturas em elevação durante a tarde. No norte paranaense, a umidade do ar tende a cair no decorrer do dia.
Com o deslocamento da frente fria, uma nova massa de ar frio atua na retaguarda, mantendo o amanhecer frio no estado gaúcho. Ainda há possibilidade de geada em pontos isolados da serra catarinense.
Grande parte da Região Sudeste terá sol e tempo firme nesta terça-feira. Apenas o litoral do Espírito Santo deve registrar chuva moderada, devido à infiltração marítima. O amanhecer será frio, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com chance de nevoeiro nas primeiras horas do dia e possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira. À tarde, as temperaturas sobem e não há previsão de chuva.
O tempo firme predomina em toda a Região Centro-Oeste. O dia pode começar com temperaturas mais baixas no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, mas a tendência é de aquecimento ao longo do dia. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% em Goiás, Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul, com alerta para níveis inferiores a 20% no norte mato-grossense, noroeste goiano e sul do Pará.
A costa leste do Nordeste segue com tempo instável. A chuva perde força no leste da Bahia, mas ganha intensidade entre o litoral de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, com risco de temporal desde Aracaju até o Recife. No interior da região, o tempo segue firme e seco, com umidade abaixo dos 30% em áreas do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia.
Na Região Norte, o dia será abafado entre Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, com muita umidade e risco de temporais, especialmente em Boa Vista e no interior do Amazonas. Manaus, Macapá e Belém também podem registrar pancadas moderadas a fortes com trovoadas. O tempo segue firme no Acre, Rondônia e Tocantins, com ar seco predominando em Palmas.