Confira a previsão para essa terça-feira, 1 de julho
Tempo segue instável, úmido e frio em São Paulo e no sul do Rio de Janeiro

Geada no Sul e temporais no Nordeste marcam o início de julho em várias regiões do país. Foto: Canva

A terça-feira, 1º de julho, será marcada por contrastes climáticos em diferentes regiões do Brasil, segundo a Climatempo. A combinação entre a massa de ar polar no Sul e a atuação de ventos úmidos no litoral nordestino deve provocar geadas, chuvas intensas e variações de temperatura. Enquanto o Sul do país enfrenta frio intenso e geadas generalizadas, o litoral do Nordeste terá temporais, especialmente em Pernambuco. Já áreas do Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste seguem com tempo seco e baixa umidade.
Região Sul
A massa de ar polar mantém o tempo firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Há possibilidade de pancadas isoladas no norte e nordeste paranaense, devido à circulação marítima. Geadas são previstas em todo o RS, SC e nas regiões oeste, sudoeste e sul do PR. Rajadas de vento entre 51 e 70 km/h são esperadas no litoral gaúcho, com ressaca entre Laguna e Florianópolis, onde as ondas podem chegar a 3,5 metros.
Região Sudeste
Com a frente fria sobre o oceano, o leste e litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro terão pancadas de chuva entre a madrugada e a manhã, com chance de temporais no centro de SP. No Espírito Santo, há previsão de chuvas fracas a moderadas. Minas Gerais terá tempo firme, mas com umidade abaixo dos 30% no noroeste paulista.
Região Centro-Oeste
O tempo fica seco e ensolarado em toda a região. A massa de ar frio mantém as temperaturas baixas no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Goiás e o Distrito Federal terão temperaturas elevadas à tarde, com destaque para a baixa umidade no nordeste mato-grossense e norte goiano.
Região Nordeste
Instabilidades provocadas por ventos oceânicos devem causar pancadas de chuva entre o Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No Recife, há alerta para temporais. As demais áreas do litoral também terão chuvas de intensidade moderada a forte. Já o interior nordestino segue com tempo seco e baixa umidade.
Região Norte
Pancadas de chuva com intensidade moderada a forte atingem o oeste do Acre, centro-norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá. Nas demais áreas da região, o sol predomina e não há previsão de chuva.
