Confira a previsão para essa sexta-feira, 4 de julho
Temperaturas seguem baixas no centro-sul do país nesta sexta-feira, enquanto chuva forte avança pelo litoral nordestino e há alerta para temporais na região Norte

Frio ainda predomina no Sul do país, enquanto chuva avança pelo litoral nordestino e Norte segue com risco de temporais nesta sexta-feira. Foto: Canva

Nesta sexta-feira, 4 de julho, o Brasil enfrenta o encerramento da quarta onda de frio do ano com temperaturas ainda baixas no centro-sul e previsão de tempo firme em grande parte dessas áreas. De acordo com a Climatempo, enquanto o frio perde força gradualmente, aumentam as condições de chuva no litoral da Bahia e em outros trechos da costa leste do Nordeste, com risco de temporais. No Norte, Amazonas e Roraima também seguem com alerta para chuvas intensas, encerrando a semana com instabilidades significativas.
Região Sul:
O amanhecer ainda é frio, mas menos intenso que nos últimos dias. Há condição de geada restrita à Serra Geral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de pontos do planalto catarinense, com mínimas abaixo de 4 °C. A partir do fim de semana, as temperaturas começam a subir gradualmente. O tempo firme predomina em grande parte da região, incluindo Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Apenas o litoral do Paraná pode registrar chuva moderada provocada por ventos marítimos.
Região Sudeste:
A costa do Sudeste segue com instabilidades entre o litoral de São Paulo e o Espírito Santo. As chuvas podem ser frequentes e volumosas até o fim do dia, em função da umidade trazida do oceano e da atuação de um cavado meteorológico. Em São Paulo, a sexta começa gelada e nublada, com possibilidade de garoa; à tarde, o sol aparece entre nuvens e a chuva perde força. O mar segue agitado, mas sem alerta de ressaca, segundo a Marinha do Brasil.
Região Centro-Oeste:
As manhãs continuam frias, especialmente no sul de Mato Grosso do Sul, mas o frio perde intensidade. Durante o dia, as temperaturas sobem com mais sol e tempo firme. Não há previsão de chuva para a região. A umidade segue baixa, principalmente entre Goiás, o Distrito Federal e o norte de Mato Grosso, com índices abaixo de 30%.
Região Nordeste:
A infiltração de umidade intensifica as chuvas entre Ilhéus e Salvador, com risco de temporais. Pancadas de chuva também ocorrem entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, com intensidade moderada a forte. No interior da região, o tempo permanece seco e quente, com atenção para os baixos níveis de umidade do ar.
Região Norte:
O calor e a alta umidade continuam favorecendo a formação de temporais no norte do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará. No Amapá, a atuação da Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo instável, com pancadas moderadas a fortes. As demais áreas da região têm menor probabilidade de chuva.
