Confira a previsão para essa quinta-feira, 3 de julho
Frio predomina no Sul e Centro-Oeste enquanto chuva intensa avança no litoral do Nordeste e Sudeste

Frio no Sul, temporais no Nordeste e mar agitado no Sudeste marcam a previsão para esta quinta-feira. Foto: Canva

Segundo a Climatempo, a quinta-feira, 2 de julho, será marcada por contrastes climáticos em diferentes regiões do Brasil. Enquanto o Sul segue sob influência de uma massa de ar polar, com amanhecer gelado e possibilidade de geadas, o litoral do Nordeste tem alerta de temporais, especialmente entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. No Sudeste, a chuva ganha força no Espírito Santo e atinge Vitória, que entra em estado de atenção. Já no Centro-Oeste, o ar seco predomina, principalmente entre Goiás, Distrito Federal e Tocantins, com umidade abaixo dos 30%.
Região Sul:
A massa de ar frio mantém as manhãs geladas no centro-sul do país, com possibilidade de temperaturas negativas em áreas do Rio Grande do Sul e da serra catarinense. Há chance de geada em grande parte do território gaúcho, na serra e planalto de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. A região não deve registrar chuva significativa, com exceção de Curitiba, onde pode ocorrer garoa localizada pela manhã, devido aos ventos marítimos. Durante a tarde, o tempo permanece firme e a sensação de frio continua.
Essa mesma massa polar também reduz as temperaturas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Região Sudeste:
A atuação de um cavado meteorológico em médios níveis da atmosfera e a circulação marítima deixam o tempo mais instável na faixa leste da região. A previsão é de céu nublado e chuva persistente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com risco de volumes elevados ao longo do dia. No Rio de Janeiro, o dia começa nublado com possibilidade de chuva forte, mas as instabilidades perdem força à tarde. Em São Paulo, a quinta-feira será fria, com máxima de apenas 14 °C e possibilidade de garoa.
Região Centro-Oeste:
As temperaturas seguem baixas no sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, com amanhecer gelado, especialmente em Iguatemi e na região de Ponta Porã. No decorrer do dia, o sol predomina e as temperaturas sobem, proporcionando tardes mais agradáveis. Não há previsão de chuva em nenhuma área da região. O leste e norte do Mato Grosso, assim como todo o estado de Goiás e a região de Brasília, permanecem sob domínio do ar seco, com baixa umidade e tempo ensolarado.
Região Norte e Nordeste:
O tempo segue instável e abafado no Nordeste, com alerta de temporais desde Pernambuco até o Rio Grande do Norte. Também há previsão de chuva moderada a forte do litoral da Bahia até Sergipe e na faixa litorânea do Ceará. No interior nordestino, o ar seco predomina, mantendo temperaturas elevadas e umidade do ar em níveis críticos, abaixo dos 30%.
No Norte, o calor e a alta umidade favorecem pancadas de chuva no norte do Amazonas, em Roraima, no centro-leste do Amapá e no norte do Pará, com risco de temporais em algumas dessas áreas.
Atenção: mar agitado
A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca para a costa do Sudeste, com ondas de até 2,5 metros entre o Rio de Janeiro e Arraial do Cabo.
