Presente entre os players do mercado de defensivos agrícolas ativados por agentes microbiológicos (vírus, bactérias e fungos) e macrobiológicos (ácaros, insetos e nematoides), a Promip disponibilizou em formato digital a 11ª edição da publicação “MIP Experience”. A publicação foca o manejo integrado de pragas na agricultura (MIP), em formato revista eletrônica, o material, de conteúdo técnico-informativo, acessível no site da empresa, é voltado a veículos de comunicação, agrônomos, consultores e formadores de opinião.
Entre os destaques da edição atual retrata a experiência do grupo agrícola MNS no cultivo do pimentão. Muitas vezes descrito, equivocadamente, como ‘o vilão das hortaliças’, ante a presença eventual de resíduos de agroquímicos, o fruto constitui um protagonista do negócio do MNS. O grupo transforma o pimentão em alimento 100% seguro, ancorado no manejo integrado de pragas, controle de resíduos, na mitigação de perdas agrícolas e no rastreamento.
Outro destaque da publicação é o artigo do renomado pesquisador e ex-professor universitário Santin Gravena, sobre a história do manejo integrado de pragas ou manejo ecológico na tomaticultura. Já a engenheira agrônoma Fernanda Carla Ferreira, da Promip, trata da importância de se controlar o fungo Trichoderma spp na agricultura, com ênfase principal na doença mofo-branco.
O biomédico e mestre em gestão empresarial Caio Munhoz Theodoro também está presente na publicação, com texto abordando ferramentas de biologia molecular aplicadas às análises de DNA de bactérias, fungos e protozoários, e a relação destes com a sustentabilidade no campo.
Já o gerente comercial da Yara Brasil Fertilizantes, Bruno Martinelli Braga assina artigo centrado em inovações e recursos associados à nutrição de plantas.
A revista traz ainda texto da gerente de qualidade e segurança alimentar do Carrefour Brasil, Julia Carlini. Ela revela investimentos estratégicos e esforços do setor de varejo na busca por alimentos cada vez mais seguros e saudáveis.