Representatividade, segurança jurídica e sustentabilidade continuam como prioridades da gestão
Marcelo Bertoni foi reeleito, por unanimidade, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) para o quadriênio 2025-2029. A eleição ocorreu neste sábado (14), das 9h às 15h, em formato híbrido, com a participação dos sindicatos rurais do estado, que registraram seus votos por meio dos delegados municipais.
A nova diretoria conta ainda com o produtor rural de Itaporã, Mauricio Saito, como vice-presidente; Frederico Stella, de Aquidauana, como diretor-tesoureiro; e Fábio Olegário Caminha, de Maracaju, como diretor-secretário. Bertoni já havia sido eleito em 2021 também com unanimidade e segue no comando da entidade por mais quatro anos.
Para o novo mandato, a Famasul manterá seu foco em ações voltadas à produção sustentável, segurança jurídica e fortalecimento da representatividade do produtor rural.
“Seguiremos firmes na missão de ser a voz de cada produtor rural do nosso estado. Acreditamos na força do diálogo como melhor caminho para resolução de conflitos e avanços para o setor produtivo”, afirmou Bertoni. Ele destacou ainda o alinhamento com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como peça-chave para a construção de políticas públicas eficazes.
Produtor rural desde 1989, Marcelo Bertoni possui propriedade em Bonito e acumula uma trajetória marcada pela defesa da sustentabilidade e resolução de conflitos. Foi fundador do Movimento Nacional dos Produtores Jovem (MNP Jovem), dirigente da Acrivan e do Sindicato Rural de Bonito, além de ter atuado como diretor-tesoureiro da própria Famasul antes de assumir a presidência em 2021.
Durante seu primeiro mandato, defendeu pautas relevantes para o agronegócio em diferentes esferas, inclusive no cenário internacional, com destaque para a conquista do certificado internacional de zona livre de Febre Aftosa, na França. Atualmente, Bertoni preside a Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, ocupa cadeira na Comissão Especial da ADC-87 sobre o Marco Temporal, é conselheiro da Apex Brasil e membro do Instituto Pensar Agro (IPA). Também integrou o conselho deliberativo do Sebrae/MS.
A Famasul reúne 69 sindicatos rurais e tem papel central na representação dos produtores e no desenvolvimento sustentável do agro em Mato Grosso do Sul. Com quase 50 anos de atuação, a entidade é uma das 27 federações estaduais que compõem a CNA e permite apenas uma reeleição de seus presidentes.