INÍCIO AGRICULTURA Pecuária

Dia de campo abordará transição da pecuária para lavoura na ILP

Após duas edições realizadas de forma on-line, em 2020, o dia de campo voltará a ser realizado na fazenda Pontal, de propriedade da JP Agropecuária Ltda

A sexta edição do Dia de campo sobre integração lavoura-pecuária da JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril será realizada no próximo sábado, dia 8, na fazenda Pontal, em Nova Guarita. Desta vez o evento abordará a transição entre a pecuária e a lavoura, um dos momentos mais críticos na ILP.


Após duas edições realizadas de forma on-line, em 2020, o dia de campo voltará a ser realizado na fazenda Pontal, de propriedade da JP Agropecuária Ltda. A recepção e credenciamento terão início às 7h15 e abertura será às 7h45.


Inicialmente o produtor José Leandro Peres fará uma apresentação da integração lavoura-pecuária na Fazenda e o analista da Embrapa Agrossilvipastoril, Orlando Oliveira, falará sobre o projeto de validação de tecnologias desenvolvido pela Embrapa e parceiros na fazenda Pontal.


Na sequência, os participantes serão divididos em dois grupos e percorrerão duas estações de campo. Uma delas tem como tema a pecuária e outra os solos.


Na estação de pecuária serão abordadas questões como a adubação de pastagens no sistema pontal, a qualidade de sementes e opções de forrageiras, a produção de forragem nas pastagens de safrinha e a gestão de pastagem com foco na produção de carne nos pastos de safrinha.


A estação de solos abordará as propriedades químicas e físicas do solo na ILP, a microbiologia do solo na ILP e a importância das análises de solos em sistemas agropecuários intensivos.


Em seguida, todos os participantes retornarão ao barracão central, onde juntos acompanharão a estação sobre lavoura. Nela serão abordados temas como a incidência das principais doenças foliares da soja, a incidência de nematoides e os principais resultados agronômicos da soja na ILP.


Os fundamentos do Sistema Pontal, a gestão reprodutiva com foco na estação de monta invertida e as evoluções produtivas no Sistema Pontal também serão apresentados.


Por fim, serão discutidas tecnologias e serviços para agropecuária intensiva e sustentável, com abordagens sobre recria confinada, procedimentos operacionais padronizados de manejo sanitário, conectividade e financiamento das tecnologias do Plano ABC.


Entre os palestrantes do dia de campo estão pesquisadores da Embrapa, da UFMT, da Kansas State University e representantes das empresas que prestam consultoria e oferecem serviços na fazenda Pontal.


O dia de campo é aberto para qualquer interessado e as inscrições gratuitas podem ser feitas antecipadamente no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril. O evento faz parte da programação do módulo 11 da Capacitação Continuada de Técnicos em ILPF que a Embrapa promove nos dias 7 e 8 de outubro.


Este dia de campo é uma das ações de transferência de tecnologia sobre sistemas ILPF desenvolvidas pela Embrapa em Mato Grosso. Esta edição conta com realização conjunta entre Embrapa, JP Agropecuária e Senar-MT.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.