Vencedores da PAC e PEA Hereford e Braford são anunciados durante Dia de Campo

Evento foi realizado na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Embrapa Pecuária Sul receberam criadores e entusiastas das raças Hereford e Braford no Dia de Campo PAC e PEA, nos campos da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). O evento foi marcado pela apresentação dos animais vencedores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e Prova de Eficiência Alimentar (PEA) da edição 2023/2024, os quais demonstraram excelência em suas respectivas categorias. O Dia de Campo também contou com palestras sobre cada aspecto avaliado das provas.

Na PAC, o primeiro lugar ficou com a Cabanha Primavera, de Geraldino Esteca Cabral, localizada em São Pedro do Sul (RS), com o animal tatuagem G040. A propriedade também conquistou o segundo lugar com o reprodutor G029. O terceiro lugar ficou com o animal Z089, da Cabanha do Bolso, de Francisco Geraldo Pereira de Souza, de Santa Margarida do Sul (RS). “Ficar em primeiro e segundo lugar em uma prova desse nível, para nós, é motivo de muito orgulho. Participamos há alguns anos, pois acreditamos e sabemos da valorização que essas avaliações agregam aos animais”, observou.
Presidente da ABHB, Eduardo Soares
Presidente da ABHB, Eduardo Soares

Na PEA, o primeiro lugar ficou com a Fazenda Santa Tereza, de Arambaré (RS), de Sucessão Dario Silva Azambuja, com o reprodutor tatuagem R4712. O segundo lugar da prova ficou com o exemplar 2067, de Gustavo Camponogara e Gilberto Camponogara, da Estância Rio Negro, de Bagé. Já o terceiro colocado foi o animal B062, da Fazenda Santa Prenda, de Sergio Renato Dias Barbieri, também de Bagé.“São mais de 20 anos participando dessas provas e isso evidencia a importância que elas têm no desenvolvimento das nossas raças e o direcionamento do melhoramento genético das mesmas.

Para nós, é uma satisfação ter ficado em primeiro lugar na PEA, estamos muito felizes com o resultado e, se Deus quiser, ano que vem estaremos participando novamente”, salientou Paulo Azambuja, proprietário da Fazenda Santa Tereza.As avaliações realizadas pela PAC e PEA geram informações importantes que permitem aos produtores selecionarem reprodutores jovens que atendam às necessidades de melhoramento dos rebanhos.

A prova é uma importante ferramenta da ABHB em parceria com o Polo de Excelência Genética para Raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, com foco no melhoramento genético contínuo das raças.“Grande satisfação e orgulho da ABHB estar aqui nessa sede da Embrapa, importante instituição, parceira há anos da ABHB e que nos dá todo respaldo não só nessas provas de avaliação e eficiência alimentar assim como no Programa de Melhoramento Genético PampaPlus”, destacou o presidente da ABHB, Eduardo Soares.

O dirigente também comentou sobre as atualizações das provas. “Temos muitos projetos pela frente baseados na evolução e necessidade dos criadores em testar mais linhagens de animais eficientes que revertam diretamente na rentabilidade das propriedades, então isso será trabalhado e, a partir da próxima edição, iremos remodelar as provas” comentou.O chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, disse que a parceria com a ABHB é histórica e vem evoluindo conforme as demandas do setor produtivo e da sociedade.

E que hoje o foco está na eficiência e na sustentabilidade. “Temos feito estudos com modelos bioeconômicos para relacionar o desempenho dos animais com o resultado econômico do sistema de produção, assim como a eficiência de conversão do alimento pelos animais, ou seja, essa relação entre o ganho de peso e o consumo de alimento, que é fundamental dentro desses modelos”, destacou Cardoso.




Presidente da ABHB, Eduardo Soares

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.