RS: Chegada da temporada de outono anima pecuaristas

O mercado caminha para um novo ciclo de alta, especialmente pelas demandas externas

Depois de um ano com baixas nos preços, a temporada de outono da pecuária, tradicional período de vendas de terneiros, deve ser de otimismo em 2024. A avaliação é do diretor da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg. De acordo com o dirigente, observando a sequência do ciclo pecuário como um todo, já se vislumbra uma valorização nas categorias de reposição de animais jovens.

O dirigente lembra que o próprio gado gordo já obteve uma recuperação de preço se comparado a 2023, e a tendência é de que essa valorização persista em 2024 e 2025. “Estamos caminhando para um novo ciclo de alta, especialmente pelas demandas externas”, avalia. “Por mais que haja algumas acomodações em níveis mundiais, a exportação tem sido favorecida, principalmente pela falta de matéria-prima em alguns países concorrentes do Brasil. Isso beneficia a nossa pecuária como um todo e ajuda na recomposição dos preços”, acrescenta.

Diante dessa perspectiva positiva, o diretor da Conexão Delta G prevê cifras superiores a 2023 também na comercialização de genética. “Ano passado, apesar do cenário adverso, conseguimos ter liquidez nos diferentes leilões que organizamos ao longo do ano e, inclusive, valorização, mesmo que proporcional ao contexto econômico daquele momento”, explica.

Este ano, reforça Eichenberg, especificamente no Rio Grande do Sul, há uma situação climática muito mais confortável do que no outono do ano passado, então bastante castigado pela seca do verão de 2023. “Havia uma ausência muito preocupante de pasto nas diferentes propriedades de todo o Estado. Isso também limitava muito a capacidade do criador de investir e trazer animais para dentro da sua propriedade. Este ano viemos de uma primavera chuvosa, permitindo-nos a recomposição dos campos”, destaca.

Nesse contexto, a expectativa do dirigente da Conexão Delta G para esta temporada é de que haja uma boa demanda, em especial, por animais superiores, que possuem capacidade genética para produzir mais e para melhorar os índices produtivos dos rebanhos. “Esses animais vão seguir sendo valorizados. Muitos pecuaristas já se antecipam à alta do ciclo para rentabilizar seus investimentos, buscando exemplares que tenham diferenciais genéticos”, ressalta.

Esse movimento, segundo Eichenberg, certamente acarretará bons frutos logo em frente, quando a pecuária estará em um estágio melhor. “Sem dúvida alguma é um investimento para o cenário mais positivo que ainda está por vir. A fêmea prenha deste ano vai gerar o terneiro a ser desmamado em 2025, quando seguramente estaremos com valores ainda mais elevados”, conclui.

A Conexão Delta G - A Conexão Delta G é uma associação que reúne um grupo de agroempresas, tendo como principal objetivo gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. O programa de melhoramento genético é o forte elo de ligação entre as empresas participantes da Conexão Delta G. Estas empresas têm fazendas distribuídas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

A produção está baseada nas raças Hereford e Braford. Em 2023, os associados da Conexão Delta G fecharam o ano com a venda de 2.158 exemplares das raças Hereford e Braford. Considerando a comercialização em remates e na venda direta, foram 1.095 machos e 1.063 fêmeas para 553 clientes de grande parte do Brasil.

A genética dos criatórios da Conexão Delta G se espalhou em 2023 para 12 estados brasileiros. Foram comercializados animais para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.

Logomarca RuralNews

© 2023 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

Logomarca do Whatsapp Logomarca do Facebook Logomarca do Instagram Logomarca do Linkedin Logomarca do Twitter Logomarca do Youtube

ATENÇÃO! Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.