Preços da arroba de altas pontuais em algumas praças produtoras

Entre os fatores da semana, está a onda de calor instalada sobre maior parte do Brasil e que, de acordo com meteorologistas, deve perdurar até o próximo dia 10, sem expectativas de chuvas
Fabiano Reis
- Especial para Rural News
Publicado em 29/04/2024

Mercado do boi gordo abriu a semana com estabilidade de valores praticados para arroba, com algumas ações mais agressivas de compras da indústria frigorífica em regiões dos estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Elevando o volume de propostas acima da referência das cotações nacionais.



A causa é uma provável redução em dias de escalas de abates em algumas indústrias, o que obriga as ofertas subirem em parte do país. Entre os fatores da semana, está a onda de calor instalada sobre maior parte do Brasil e que, de acordo com meteorologistas, deve perdurar até o próximo dia 10, sem expectativas de chuvas. O momento é relevante para o pecuarista ficar atento e, quando houver, aproveitar as oportunidades de vendas.

No cenário internacional a demanda por carne bovina segue bastante aquecida e o Brasil aproveita o momento com embarques históricos em sequência em 2024. Com 10,3 mil toneladas de média diária exportada de carne bovina no mês, a indústria frigorífica tem potencial de atingir 228 mil toneladas em abril/24. Até o fechamento da terceira semana o volume já alcançava 155,9 mil toneladas.

Para a semana devemos ver ainda um cenário da indústria seguir defendendo as suas escalas e, por isso, podemos ver propostas melhores em algumas praças produtoras. Contudo, logo que a escala de trabalho estabilize, as negociações voltam para cenário com da última semana: com pecuaristas controlando suas vendas e indústria comprando o mínimo necessário para manutenção dos dias garantidos de trabalho fabril.

Sobre o autor Fabiano Reis

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.