Perda de vigor nas pastagens mostram pressão na arroba do boi no curto prazo

A perda de vigor nos campos ou qualidade nutricional da pastagem é natural a ocorrer nesta época do ano, o que deu sustentação foram as chuvas no começo de abril
Fabiano Reis
- Especial para Rural News
Publicado em 06/05/2024

A segunda-feira, 06/05, foi um dia de pouca movimentação no mercado do boi gordo. A indústria manteve-se mais afastada dos negócios e muitas não abriram compras. Não seria uma notícia nova, caso não se verificasse o contexto da comercialização das últimas semanas. O volume recente de negócios foi mais elevado, as escalas subiram em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Além disso, a pastagem começa a perder vigor nos campos.





A perda de vigor nos campos ou qualidade nutricional da pastagem é natural a ocorrer nesta época do ano, o que deu sustentação foram as chuvas no começo de abril, o que garantiu capacidade de negociação aos pecuaristas brasileiros. Contudo, o cenário começou a mudar, mesmo o mercado futuro que trouxe registros muito interessantes há algumas semanas, inverteu e os valores são bem mais baixos.





Em relação aos preços do gado pronto, ainda não tem pressão negativa, como a semana atual deve ser de maior demanda no mercado interno, por entrada de salários, por outro lado, as poucas compras registradas hoje eram para o dia 17 e 20 de maio.





Em resumo, observo que o pecuarista precisa estar preparado para a pressão negativa na segunda quinzena de maio. E muito provável que o produtor rural consigo manter uma resistência. Todavia, é relevante buscar fazer negócios sustentáveis para a arroba do boi e evitar o auge da oferta de animais para o abate com o final da safra de boi de pasto.


Sobre o autor Fabiano Reis

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nossos termos de privacidade e consentimento da nossa Política de Privacidade.

Logomarca RuralNews

© 2023 Newmídia Comunicação, Todos os direitos reservados.

O portal RuralNews é uma iniciativa que leva diariamente informações, novas tecnologias e as novidades do agronegócio do Brasil para o produtor rural e toda a cadeia produtiva do segmento. Reportagens, cotações diárias, vídeos, podcasts, artigos e muito mais!

Logomarca do Whatsapp Logomarca do Facebook Logomarca do Instagram Logomarca do Linkedin Logomarca do Twitter Logomarca do Youtube

ATENÇÃO! Esse site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento e a nossa Política de Privacidade.