Mau cheiro de navio com 19 mil bois do RS surpreende moradores da Cidade do Cabo

O Conselho Nacional de Sociedades para a Prevenção da Crueldade contra Animais subiu a bordo e encontrou bois doentes e mortos no navio, classificando o cenário encontrado como abominável

Publicado em 23/02/2024

A passagem de um navio com 19 mil bois exportados vivos do Brasil para o Iraque levou um “fedor inimaginável” nesta semana para a Cidade do Cabo, uma das capitais da África do Sul, onde a embarcação fez uma parada de abastecimento. O Conselho Nacional de Sociedades para a Prevenção da Crueldade contra Animais, organização sul-africana de proteção aos animais, subiu a bordo e encontrou bois doentes e mortos no navio, classificando o cenário encontrado como “abominável”.

Registros públicos de navegação e postagens em redes sociais indicam que a carga viva é brasileira, proveniente do Rio Grande do Sul, e está sendo levada para o Iraque. Segundo dados do portal Vessel Finder, que oferece consulta pública e em tempo real à posição e rotas de navios, o Al Kuwait partiu do Porto de Rio Grande, no sul do Brasil, no dia 10 de fevereiro.O navio tem 190 metros de comprimento e atracou na cidade sul-africana no último domingo, dia 18, para carregar ração para o gado, e partiu para o destino final no Iraque, na madrugada de quarta-feira e serão necessários pelo menos mais 13 dias de viagem até o porto de Umm Qasr.O RS exporta gado em pé para países como Iraque, Jordânia, Líbano, Egito e Turquia. O Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS) confirma que o Estado embarcou para o exterior 115 mil bovinos em 2020. Em 2019, foram 136 mil cabeças. Em 2022, o RS exportou 44.585. Em 2021, foram enviados somente 2,6 mil.
O Al Kuwait partiu do Porto de Rio Grande, no sul do Brasil, no dia 10 de fevereiro
O Al Kuwait partiu do Porto de Rio Grande, no sul do Brasil, no dia 10 de fevereiro
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.