Brasil deve seguir com grande produção bovina em 2024 e elevar exportações

A produção de carne bovina foi 11,2% maior que no ano anterior e atingiu 8,91 milhões de toneladas
Fabiano Reis
- Especial para Rural News
Publicado em 23/02/2024

O Cepea trouxe uma avaliação interessante sobre os números, parciais, do IBGE, voltados para a produção de carne bovina e produtividade animal em 2023. A produção de carne bovina foi 11,2% maior que no ano anterior e atingiu 8,91 milhões de toneladas. O número é também 8,6% acima do antigo recorde de 2019. As exportações alcançaram 2,29 milhões de toneladas, portanto 26% do total.

O maior volume de carne bovina ficou no mercado interno, fator que trouxe forte desvalorização na arroba do boi gordo e na carcaça casada de boi no atacado paulista, com desvalorização de 9% no último ano. A produtividade em 2023 foi inferior em 1,7% a do ano anterior em cabeças abatidas.O fato é que o volume de abates deve se manter mais elevado em 2024, não tanto quanto no último ano, mas com a grande participação de fêmeas é uma tendência lógica de ocorrer.As exportações de carne bovina brasileira têm estimativa de 2,94 milhões de toneladas a serem embarcadas em 2024, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Outro fator importante, que pode confirmar e até melhorar a previsão de exportações brasileiras, é a redução na expectativa norte-americana, que devem exportar apenas 1,28 milhões de toneladas no ano atual e reduzir ainda mais em 2025, de acordo com o próprio USDA.
O volume de abates deve se manter mais elevado em 2024
O volume de abates deve se manter mais elevado em 2024

Sobre o autor Fabiano Reis

Fabiano Reis é jornalista econômico, especialista em Marketing rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial. Editor de economia e agricultura do Canal do Boi, onde apresenta o programa AgriculturaBR. É colunista econômico em diversos veículos de imprensa. Professor universitário nos cursos de Administração e Comunicação Social. Palestrante nas áreas de comunicação e agronegócio; Apresentador de eventos e feiras. Publicou os livros Reflexos sobre o nada nos mares do Pantanal, Life Editora, 2011 (livro poesias); A interação da pecuária brasileira, Nelore MS, 2012; Nelore: mostra a força de uma raça, Nelore MS, 2010; O perfil do comércio varejista de carne bovina de Campo Grande-MS, dissertação de mestrado, UNIDERP, 2005; Redação e revisão do livro Organização e Valor para Comércio Varejista de Carne, SEBRAE, 2004.
TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.