Planejamento inclui ações em educação, sustentabilidade e apoio às comissões sindicais
A Comissão das Mulheres do Agro da Farsul realizou, nesta quarta-feira (9), uma reunião virtual para apresentar o planejamento de ações para 2025. O encontro também serviu para destacar iniciativas em andamento, especialmente no campo da educação.
Durante a reunião, a coordenadora da Comissão, Teodora Lütkemeyer, apresentou os quatro eixos principais que guiarão os trabalhos no próximo ano: fortalecimento da comissão estadual, sustentabilidade sindical, ações voltadas à educação e apoio às comissões sindicais de base.
“Nós temos a possibilidade de estender nossas ações e promover a liderança feminina em nossas regiões”, afirmou Teodora, ao destacar a importância do envolvimento das mulheres nas decisões do setor agropecuário.
Um dos primeiros eventos previstos dentro do planejamento é o 2º Fórum Estadual de Liderança Feminina da Farsul, que será realizado em 28 de maio, alinhado com o eixo de fortalecimento da comissão estadual.
Na área da educação, a coordenadora enfatizou o programa Educa Município, iniciativa que busca articular a sociedade civil com prefeituras para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas educacionais. “A formação de uma comunidade de sucesso passa pela educação. Queremos mobilizar a sociedade para fazer com que nossa educação avance”, ressaltou.
Como parte das ações de apoio e capacitação, a comissão promoveu ainda uma palestra com a assessora de desenvolvimento sustentável da Farsul, Paula Hofmeister. Ela abordou o uso de créditos de carbono como alternativa de geração de renda para produtores rurais, conectando a pauta ambiental ao empreendedorismo no campo.