INÍCIO AGRICULTURA Milho

RS: Colheita do milho chega a 77% da área cultivada

Produtores deram prioridade à colheita da soja
Imagem do autor

Publicado em 11/04/2024

No Rio Grande do Sul, a priorização da colheita de soja em detrimento à do milho reduziu o ritmo da operação no cereal, que avançou apenas 1% em relação à semana anterior, atingindo 77% da área total cultivada no Estado. Estimam-se 812.795 hectares implantados com milho, e a produtividade atual está em 6.464 quilos por hectare.



Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Manoel Viana, o cultivo em safrinha foi beneficiado pelas excelentes condições de umidade e temperatura, mas as produtividades dependerão do efetivo controle de cigarrinha e de pulgão, encontrados desde a emergência das lavouras. Alguns produtores comercializam o milho colhido na primeira safra a fim de liberar espaço nos silos para a armazenagem de soja, cujos preços têm apresentado sinais consistentes de reação.
Os produtores que não têm limitação de espaço, pretendem manter o cereal estocado, pelo máximo de tempo possível, para realizar a venda assim que se elevarem os preços. Em São Gabriel, a colheita atinge 85% da área total plantada, e está praticamente finalizada nas lavouras comerciais com maior nível de investimento. Restam pequenas lavouras da agricultura familiar implantadas em época tardia, as quais se encontram em maturação. As perdas estimadas para a safra atual são de 20%, ocasionadas pelo déficit hídrico em períodos críticos da fase reprodutiva e pelo excesso de umidade no início do desenvolvimento das lavouras.

Na de Caxias do Sul, o rendimento médio obtido é de 7,9 mil quilos por hectare, pouco inferior à expectativa no início da colheita, em função de doenças em muitas lavouras. Destaca-se o complexo de enfezamentos, bacteriose e fusariose. A colheita de milho avança de forma comedida e atinge cerca de 40% da área; 40% está em maturação; e 20% em enchimento de grãos.
Na de Frederico Westphalen, as perdas estão estimadas em 25%, e a produtividade média está avaliada em 6.330 quilos por hectare. A colheita atingiu 96% da área. Na de Passo Fundo, a colheita está praticamente finalizada, e apenas 1% da área apresenta milho maduro, pronto para colher. A produtividade média está em 8,1 mil quilos por hectare. Na de Pelotas, muitas lavouras em fase de enchimento de grãos conseguiram recuperar seu vigor em razão das chuvas das semanas anteriores, o que é muito positivo por ser uma fase que demanda disponibilidade de umidade.

O cultivo apresenta desenvolvimento adequado até o momento. Os produtores seguem realizando os tratos culturais, como controle de pragas e adubações nitrogenada em cobertura. Sobre as fases de desenvolvimento, 39% estão em enchimento de grãos; 16%, em florescimento; 18%, em maturação; e 4%, em desenvolvimento vegetativo. Foram colhidas 23% das áreas.

Na de Santa Maria, a produtividade para safrinha é de 5.734 quilos por hectare. A colheita prosseguiu, ultrapassando 60% da área; a produtividade está estimada em 4.752 quilos por hectare. Sobre essa estimativa, houve perda de produtividade de 17,12% em função da irregularidade de precipitações, durante o período de desenvolvimento do milho semeado no cedo. Na de Santa Rosa, o cultivo de milho safrinha tem apresentado aspecto satisfatório, apesar do intenso ataque de cigarrinha em algumas lavouras. Na região das Missões, onde predomina o cultivo mais precoce, os produtores investem em plantas de cobertura de solo nas áreas a serem destinadas para a cultura na próxima safra. São observadas implantações de lavouras de nabo e trigo sarraceno, além de áreas de canola, que deverão anteceder à implantação das lavouras de milho na região.
Na de Soledade, a colheita de lavouras com implantação tardia foi iniciada, e os patamares produtivos estão dentro do esperado para esta época. As temperaturas, as precipitações e a luminosidade vêm favorecendo as lavouras implantadas. Observa-se alta incidência da doença do enfezamento em todas as fases de desenvolvimento. A colheita atinge 55% das lavouras; em maturação são 10%; e em enchimento de grãos, 30%. Comercialização (saca de 60 quilos) - O valor médio, conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, teve aumento de 0,58%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 51,57 para R$ 51,87.


TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.