INÍCIO AGRICULTURA Milho

Mancha branca ataca milho silagem em Santa Catarina

Doença pode causar estragos e em condições ambientais favoráveis, as perdas podem chegar a 60% da produção
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 03/04/2024

Márcio Boeing é produtor rural e trabalha com gado de leite na cidade de Aurora, em Santa Catarina e está preocupado com o surgimento da mancha branca em sua lavoura. Essa doença do milho pode causar muitos estragos e em condições ambientais favoráveis, as perdas podem chegar a 60% da produção.Boeing conta que plantou uma variedade de milho silagem no dia 15 de dezembro para antecipar a produção no período do inverno como alimentação para o gado.

“Acontece que choveu bastante no início do plantio e desenvolvimento e o milho não teve um enraizamento favorável e na fase de enchimento de grãos faltou precipitação para o desenvolvimento. A consequência foi o tamanho do pé pequeno e o aparecimento de pinta branca”, explica o produtor rural.Impacto do clima - O milho 2ª safra, acontece na virada entre o verão/outono, período em que as temperaturas começam a cair com a chegada da nova estação, há aumento da umidade do ar e diminuição de horas de sol. Todos esses fatores contribuem para maior molhamento da planta de milho, promovendo as doenças foliares, especialmente a mancha-branca.O plantio direto também favorece o surgimento da doença.
 Mancha branca no milho – Aurora – SC
Mancha branca no milho – Aurora – SC

É que um dos seus patógenos (Phaeosphaeria maydis) sobrevive (hiberna) em restos culturais, como a palhada. Além disso, respingos de chuva e fortes ventos disseminam os esporos dos patógenos, fazendo com que atinjam mais plantas de milho.Manejo correto - Quanto mais tardios forem os plantios, maiores as chances de ocorrência da mancha-branca no milho, portanto pode ser uma alternativa adiantar o plantio caso seja possível.
Realizar o monitoramento e te rum histórico do clima na região é importante para entender a ocorrência do patógeno já que sobrevive na palhada.O produtor deve dar uma importância e ter cuidado especiais para a cultura no período mais sensível do seu desenvolvimento que é o florescimento e realizar o manejo preventivo, ou seja buscar recomendações de cultivares resistentes a mancha-branca.

Como fica o tempo em Santa Catarina - Nesta quarta-feira (03/04), o sol predomina em todo o estado e só dever ocorrer algumas pancadas isoladas de chuva na região serrana catarinense.



Sobre o autor

Angela Ruiz colabora semanalmente com o portal RuralNews. É jornalista especializada em clima e agro e figurou na lista TOP 20 de melhores jornalistas do agronegócio em 2023. Também é editora do site agroclima da Climatempo Stormgeo Company e comanda o Agrotalk,  o podcast agro da Climatempo, que é a rádio oficial do CNMA. O podcast Agrotalk, do Climatempo, que também é exibido no nosso portal, vem desde 2018 contando histórias de produtores, trazendo soluções da cadeia do agro para os problemas enfrentados pelo produtor no seu dia a dia e contribuindo com a transferência de conhecimento e na tomada de decisões.  O Agrotalk é o espaço para estabelecer a conexão entre o campo e a cidade na melhoria da reputação da comunicação no Agro. São mais 8000 mil minutos de gravações e mais de 133 horas de conteúdo distribuídos em um número já alcançado de 218 episódios. Em 2023 o podcast Agrotalk foi eleito TOP 3 entre os mais admirados do Agronegócio categoria podcast é em 2022, a jornalista foi TOP 20, melhores jornalistas do Agro.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!
Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.