Mancha branca ataca milho silagem em Santa Catarina

Doença pode causar estragos e em condições ambientais favoráveis, as perdas podem chegar a 60% da produção
Imagem do autor
- Especial para Rural News
Publicado em 03/04/2024

Márcio Boeing é produtor rural e trabalha com gado de leite na cidade de Aurora, em Santa Catarina e está preocupado com o surgimento da mancha branca em sua lavoura. Essa doença do milho pode causar muitos estragos e em condições ambientais favoráveis, as perdas podem chegar a 60% da produção.Boeing conta que plantou uma variedade de milho silagem no dia 15 de dezembro para antecipar a produção no período do inverno como alimentação para o gado.

“Acontece que choveu bastante no início do plantio e desenvolvimento e o milho não teve um enraizamento favorável e na fase de enchimento de grãos faltou precipitação para o desenvolvimento. A consequência foi o tamanho do pé pequeno e o aparecimento de pinta branca”, explica o produtor rural.Impacto do clima - O milho 2ª safra, acontece na virada entre o verão/outono, período em que as temperaturas começam a cair com a chegada da nova estação, há aumento da umidade do ar e diminuição de horas de sol. Todos esses fatores contribuem para maior molhamento da planta de milho, promovendo as doenças foliares, especialmente a mancha-branca.O plantio direto também favorece o surgimento da doença.
 Mancha branca no milho – Aurora – SC
Mancha branca no milho – Aurora – SC

É que um dos seus patógenos (Phaeosphaeria maydis) sobrevive (hiberna) em restos culturais, como a palhada. Além disso, respingos de chuva e fortes ventos disseminam os esporos dos patógenos, fazendo com que atinjam mais plantas de milho.Manejo correto - Quanto mais tardios forem os plantios, maiores as chances de ocorrência da mancha-branca no milho, portanto pode ser uma alternativa adiantar o plantio caso seja possível.

Realizar o monitoramento e te rum histórico do clima na região é importante para entender a ocorrência do patógeno já que sobrevive na palhada.O produtor deve dar uma importância e ter cuidado especiais para a cultura no período mais sensível do seu desenvolvimento que é o florescimento e realizar o manejo preventivo, ou seja buscar recomendações de cultivares resistentes a mancha-branca.

Como fica o tempo em Santa Catarina - Nesta quarta-feira (03/04), o sol predomina em todo o estado e só dever ocorrer algumas pancadas isoladas de chuva na região serrana catarinense.



Sobre o autor

Angela Ruiz colabora semanalmente com o portal RuralNews. É jornalista especializada em clima e agro e figurou na lista TOP 20 de melhores jornalistas do agronegócio em 2023. Também é editora do site agroclima da Climatempo Stormgeo Company e comanda o Agrotalk,  o podcast agro da Climatempo, que é a rádio oficial do CNMA. O podcast Agrotalk, do Climatempo, que também é exibido no nosso portal, vem desde 2018 contando histórias de produtores, trazendo soluções da cadeia do agro para os problemas enfrentados pelo produtor no seu dia a dia e contribuindo com a transferência de conhecimento e na tomada de decisões.  O Agrotalk é o espaço para estabelecer a conexão entre o campo e a cidade na melhoria da reputação da comunicação no Agro. São mais 8000 mil minutos de gravações e mais de 133 horas de conteúdo distribuídos em um número já alcançado de 218 episódios. Em 2023 o podcast Agrotalk foi eleito TOP 3 entre os mais admirados do Agronegócio categoria podcast é em 2022, a jornalista foi TOP 20, melhores jornalistas do Agro.

TAGS:
COMENTÁRIOS

O QUE VOCÊ ACHOU DESSE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO...

Texto publicado originalmente em

Destaques
Assine nossa NEWSLETTER
Notícias diárias no seu email!



Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.