Foi liberado no dia 20 de agosto para o tráfego as obras do novo Trevo Cataratas, local de encontro das BRs 277, 386 e 467, em Cascavel/PR
Um caos. Assim era a situação do Trevo Cataratas, um entroncamento das rodovias BR 277, BR 467 e BR 386, em Cascavel/PR. O local estratégico concentra e redistribui uma das mais importantes logísticas do Brasil. Por ali escoa-se a produção agrícola do Oeste do Paraná de todo o Estado do Mato Grosso do Sul que segue para o Porto de Paranaguá, é ponta de entrada de produtos oriundos dos países do Mercosul e caminho obrigatório para quem segue para o Sudeste do país. O intenso tráfego de caminhões somado ao tráfego urbano transformava o local em um completo caos. Durante muitos anos, quem passava pelo local se expunha a riscos de acidentes, se estressava com o trânsito lento e se indignava em pensar como que o poder público não fazia nada para resolver a situação.Mas não foi o Governo que resolveu o problema: foi preciso um acordo de leniência entre o Ministério Público Federal e a Ecocaratas, concessionária de pedágio que administrava o local, para o problema finalmente ser resolvido. A empresa confessou que pagou propina para o Governo entre os anos de 2000 e 2019 para conseguir a renovação do contrato de concessão e teve que devolver dinheiro para os cofres públicos, que foram revertidos para a realização da tão sonhada obra logística.As obras duraram quase dois anos e custaram mais de R$ 80 milhões no total r começou em outubro de 2020. O novo Trevo Cataratas vai mudar a rotina dos 45 mil motoristas que passam pelo local diariamente. Ao todo, foram construídos nove quilômetros de pistas que incluem alças, ramos, vias e dois viadutos. Com o término das obras, os quatro quilômetros de vias marginais devem permanecer operando. As equipes da concessionária continuarão trabalhando no trecho para conclusão de serviços complementares, como drenagem, instalação dos postes de iluminação, barreiras de concreto e instalação de telas antiofuscantes no canteiro central da rodovia.Assim, com muita pompa e políticos querendo trazer para si o crédito da realização, no domingo, dia 20 de agosto, finalmente a obra foi inaugurada e foi liberada para o trânsito de veículos e moderniza o tráfego no local. A obra conta com 9km de alças, ramos e vias, 2km de bueiros para drenagem, pavimentação de 70 mil m2, 230 postes de iluminação e tem 2 viadutos que somam 900m2, 1 passarela com rapas e escada, 5,4 mil m2 de contenções, 2,6 mil metros de barreira de concreto e 1,2 mil metros de defensa metálica. Foram utilizados 7 mil m2 de concreto e 850 toneladas de aço no total.